Famosos revoltados pelo ‘pior dia do ano’

Dia 15 de outubro vai ficar na memória pelos piores motivos. 20 pessoas perderam a vida, mas o número pode subir.

16 Out 2017 | 13:03
-A +A

Vai ficar conhecido como “o pior dia do ano”. Não sendo os números definitivos, no dia 15 de outubro foram mais de 500 os incêndios que assolaram Portugal. Segundo a página da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) mais de 6 mil bombeiros lutam ainda contra 22 fogos ativos. O balanço desta tragédia a nível humano volta a surpreender: a proteção civil admite que o número de mortos possa ascender a 20. Muitas outras pessoas ficaram feridas, desalojadas ou foram evacuadas.

Meio país está reduzido a cinzas e as vozes contra esta calamidade fazem-se ouvir.

Cristina Ferreira, a apresentadora do Você na TV!, da TVI, mostra revolta na página oficial de facebook: «Não consigo perceber. É tão triste. Um abraço a todos os que combatem as chamas» , escreveu.

Também Diana Chaves, que deu cara à campanha Portugal Sem Fogos Depende de Todos do Movimento ECO, que foi gravada este verão, publicou um foto onde se lê «Portugal» em fundo preto.

Rui Unas participou na mesma iniciativa e também expressou descontentamento pela situação na mesma rede social. «QUANDO É QUE ESTA MERDA DOS INCÊNDIOS EM PORTUGAL ACABA?!!! », questiona.

«A tristeza de chegar a Portugal e ver dos céus o nosso Portugal a arder outra vez. Visto de cima é ainda mais chocante. Muita força para os nossos bombeiros», escreveu Rita Pereria no Instagram, que viu o drama quando chegou de avião, vinda de Inglaterra. 

Também Ricardo Carriço teve esta experiência, tendo tirado fotos aréas dos incêncios.

A preocupação e a revolta ultrapassam fronteiras. Daniela Mercury tem família em Braga. Por isso, a cantora brasileira comentou a situação na internet. «Estou muito preocupada com os incêndios em Portugal. Minha solidariedade a todos que estão aflitos. Braga está a arder, é a cidade em que meu pai nasceu e meus avós e bisavós nasceram e viveram», escreveu no Twitter.  

800 246 246 é o número que deve ter em conta para pedir informações sobre as zonas afetadas pelos incêndios.

Veja as mensagens e as fotos da tragédia  aqui

 

 

PUB