Com cada vez menos profissionais da representação com regime de exclusividade com os canais, os atores vão saltando de projeto para projeto. E se as novelas têm tempos de gravação mais próximos das datas de exibição, as séries são feitas de uma vez só, podendo passar meses (ou anos) até verem a luz do dia. O que significa, na prática, que o mesmo rosto pode estar, em simultâneo, em vários canais… com personagens diferentes.
Teresa Tavares vai, a partir do final de setembro, estar no ar não em dois mas em três projetos em simultâneo. Na RTP1, a partir de 12 de setembro, na série Circo Paraíso. A partir de 17 de setembro, na série da TVI, Onde Está Elisa? e, mais para o final do mês, também na novela da estação de Queluz de Baixo, Valor da Vida.
Veja também: Circo Paraíso: nova série da RTP1 promete provocar muito medo
Na apresentação da série da RTP1, Circo Paraíso, a atriz mostrou-se feliz por poder fazer projetos televisivos tão distintos. «Acho muito saudável fazer vários formatos e registos diferentes».
Em Onde Está Elisa?, a série que a TVI teve na gaveta durante dois anos, Teresa Tavares é Raquel Soares. A atriz contou que «nem sabia a data certa» de estreia da série protagonizada por Heidi Berger, António Pedro Cerdeira e Ana Cristina Oliveira.
«Foi um projeto que gostei muito de fazer. Vi pequenos segmentos mas nunca vi um episódio. Quando vir, vai ser como ver um filme que foi filmado há um ano», disse Teresa Tavares.
Veja também: TVI descobre Onde Está Elisa!
Investigadora e homossexual em novela da TVI
Em Valor da Vida, Teresa Tavares é Gabriela, uma investigadora farmacêutica que é casada com Cláudia (Susana Arrais). A atriz desvaloriza o facto de a sua personagem ser homossexual.
«A questão não é essa. Percebo que as pessoas não estejam habituadas a esta abordagem mas ela são um casal com um filho», explica Teresa Tavares, realçando que não pensa nessa componente quando está a gravar.
«Vou lá sem medo.Uma coisa interessante desta historia é que haverá muitas outras questões com as quais teremos de nos debater que, no limite, têm a ver com o que damos valor e por que motivo colocamos tudo em jogo».
Tal como Circo Paraíso, que tem uma história mais densa e uma componente mais pesada, a atriz explica que a novela da TVI que vai substituir A Herdeira também tem essa componente. «O Valor da Vida tem uma grande história. Toca em muitos temas de forma pouco convencional e, tecnicamente, também é diferente».
Texto: Raquel Costa Fotos: Arquivo Impala e RTP