Ver séries é uma ótima atividade para relaxar e para se abstrair do habitual stress. Em Portugal, a produção de séries tem vindo a aumentar, obtendo resultados de grande sucesso. A RTP tem apostado muito nesta área, por meio de investimentos, co-produções internacionais e contactos com as maiores plataformas de streaming. Glória (2021) e Rabo de Peixe (2023) são dois exemplos de produções nacionais de sucesso, da plataforma Netflix.
Leia também: Miguel Vicente e Bárbara Parada: TVI força encontro em direto e ex-casal passa-se
O sucesso de Portugal na Netflix
Foi em 2021 que Portugal se estreou na Netflix, a nível da produção de séries. Glória foi criada por Pedro Lopes, produzida pela SPi e RTP e realizada por Tiago Guedes. Em 2023, uma nova produção portuguesa chegou a 33 países. Rabo de Peixe manteve-se no TOP 10 da Netflix durante longas semanas e chegou a ultrapassar os 10 milhões de visualizações em junho. Estes são dois exemplos de séries portuguesas que pode ver em casal, mas há mais.
Ver séries em casal
Segundo um estudo da Universidade de Aberdeen, na Escócia, ver séries em conjunto aproxima o casal. Depois de um ano e meio a observar e a analisar os relacionamentos de 259 estudantes, os resultados foram conclusivos. Casais que, em conjunto, viam filmes ou séries, bem como os que liam livros, estavam mais próximos e felizes. Maicon Paiva, especialista em relacionamentos, garantiu: “Este momento dedicado ao casal é um investimento. Trabalhamos, vivemos o dia a dia e esquecemo-nos de que os relacionamentos precisam de cuidados. Ao ver um filme em conjunto, o casal tem a oportunidade de trocar carinhos, partilhar opiniões relativamente ao filme ou série e dedicar-se ao momento. Se o casal sente falta de passar tempo junto, se ambos têm vidas muito agitadas e caem na rotina, esta pode ser uma atividade capaz de os unir.”
As sugestões do especialista
Eis as 5 séries portuguesas para ver em casal, sugeridas por Maicon Paiva:
1. Rabo de Peixe (Netflix)
A história passa-se na freguesia açoriana de Rabo de Peixe, onde uma tonelada de cocaína dá à costa, mudando por completo a vida dos seus habitantes. Eduardo, um jovem pescador, e os seus amigos começam a vendê-la. No entanto, nada disto passa despercebido e os protagonistas terão de enfrentar os donos dessa droga, a polícia e uma série de personagens imprevisíveis numa aventura perigosa e sem retorno.
2. Glória (Netflix)
Em 1968, Glória do Ribatejo fervilha de espiões, mentiras e segredos. João Vidal, engenheiro na Rádio Europa Livre, joga em todas as frentes da Guerra Fria em Portugal. A ditadura perpetuava-se graças ao medo e à repressão da polícia política e a uma guerra em três frentes nas colónias que deixaria marcada uma geração. Um facto desconhecido por muitos portugueses é que, durante quase 50 anos, existiu uma cidade americana, construída pela CIA, numa zona remota do país, cujo objetivo era transmitir, via onda curta, propaganda ocidental para países do Bloco de Leste.
3. Esperança (Opto)
Esta comédia põe César Mourão na pele de uma octogenária, a viver num apetecível apartamento do Castelo, um dos bairros de Lisboa em acelerada gentrificação. Esperança é uma mulher de gancho e sem papas na língua, que exige fazer as coisas à sua maneira e não está para aturar nem o sobrinho do proprietário do prédio, nem a própria família.
4. Sara (RTP Play)
Em oito episódios, seguimos a adaptação de Sara à vida de atriz de novelas, após ter deixado para trás a sua conceituada carreira no cinema independente e intelectual, por não conseguir mais chorar. Pelo caminho conhece João Nunes, um ator de telenovelas que se limita a recorrer a fórmulas para interpretar os seus papéis e vive da fama gerada pelas redes sociais, e um life coach, que ajuda Sara a sentir-se melhor por não querer pensar demasiado.
5. Mistérios de Lisboa (HBO)
O enredo passa-se em Lisboa, no século XIX. Uma cidade repleta de intrigas. Pedro da Silva, a personagem principal, faz-se passar por várias pessoas. A trama é marcada pela vingança, a paixão e os problemas familiares.
Veja ainda: André Leitão e Pepê Rapazote fazem balanço de Rabo de Peixe
Fotos: Reprodução Instagram