8 ANOS EM COMA: Ana Sofia revela tudo sobre o desafio mais exigente da sua vida

Ana Sofia Martins regressa em setembro às novelas como protagonista de Valor da Vida, o formato de ficção que vai substituir A Herdeira. A atriz de 31 anos levanta o véu sobre Carolina.

10 Ago 2018 | 19:48
-A +A

Em apenas três anos, Ana Sofia Martins prepara-se para protagonizar a terceira novela da sua carreira. Aos 31 anos e com uma curta carreira na representação (estreou-se em A Única Mulher, em 2015 e foi a antagonista de Ouro Verde, em 2017), a atriz prepara-se agora para enfrentar o seu maior desafio televisivo em Valor da Vida, a próxima novela da TVI.

Veja também: Ana Sofia faz mudança de visual radical

Em conversa com o nosso site, à margem do press junket do filme de animação Uma Aventura do Outro Mundo, Ana Sofia levantou o véu sobre Carolina, a sua nova personagem.

«Ela sofreu um acidente e o acordar dela é que é a parte mais difícil e exigente para tornar tudo credível», começa por dizer. Carolina esteve oito anos em coma e, para perceber melhor como funciona este delicado processo, Ana Sofia socorreu-se do conhecimento de profissionais.

«Tivemos o apoio da Associação Novamente, em Cascais, onde estive com pessoas que estiveram em coma – não 8 anos como a personagem – e houve uma pessoa, a Filipa Lourenço, de 35 anos que me deixou entrar mesmo no seu seio familiar e acompanhá-los», explica a atriz.

Recorde: Ana Sofia Martins em lágrimas

O contacto com a família de Filipa foi tão importante que Ana Sofia ficou-lhes com uma dívida de gratidão. «Falei com a mãe, tive acesso ao diário que a mãe a irmã escreveram. Quando esta personagem pegar – porque tenho a certeza que vai pegar –  devo-lhes tudo a elas. Aquilo que estava naquele diário criou tal impacto em mim que eu sinto que a personagem sairá mais credível por causa delas», conta, afiançando: «criei uma ligação muito forte com elas».

Cansaço? «Estou mesmo bem e cheia de energia»

Depois de uma pausa de um ano, em que esteve mais dedicada à apresentação (substituiu Fátima Lopes nas tardes da TVI e conduziu Agora ou Nunca com Pedro Teixeira), Ana Sofia já grava a todo o gás a novela Valor da Vida. E afirma que está mais motivada do que nunca para encarnar Carolina.

«Vou estar a gravar a novela até ao final do ano. Se viesse agora falar de cansaço era a mais hipócrita à face da terra. Estou mesmo bem e cheia de energia para fazer esta personagem que vai exigir muito de mim», diz a atriz de 31 anos. 

Ana Sofia Martins vai mais longe e acredita que Carolina pode «marcar um ponto de viragem» na sua carreira. «Já não tenho medo de dizer que sou atriz. Não fiz teatro nem cinema, mas pelo menos atriz de televisão já consigo dizer que sou. Levo isto muito a sério, levo trabalho para casa e esforço-me muito. Há coisas que vêm naturais, mas há outras que tens de ir buscar a sítios que nem imaginas. E acho que é nisso que eu sou boa», garante.

Valor da Vida estreia-se em setembro na TVI. A novela que vai substituir A Herdeira conta com Rúben Gomes, Dalila Carmo, Joaquim Horta, Pedro Barroso, Marcello Antony e Vera Kolodzig nos principais papéis. Líbano, no Médio Oriente, Chapada Diamantina, no Brasil e a cidade portuguesa de Guimarães.

Texto: Inês Neves e Raquel Costa | Fotos: Arquivo Impala

PUB
Top