A Fazenda: O plano de vingança de Ivandro é descoberto por Gaspar

Decidido a desmascarar o capataz, o fotógrafo simula a sua morte e apanha Ivandro. No entanto, este revela a sua identidade e aponta-lhe uma arma.

15 Fev 2025 | 17:44
-A +A

Nos próximos episódios, Gaspar (Nuno Lopes) esboça um ar pouco recetivo ao plano apresentado por Talu (Evandro Gomes) para conseguir apanhar Ivandro (Victor Hugo). Pouco depois, Gaspar diz ao médico que não se está a sentir nada bem. Mendonça ausculta-o, preocupado. Lukenia (Rita Cruz) sai do posto médico com um ar satisfeito.

Januário (Hoji Fortuna) entra com um padre. Os trabalhadores benzem-se, a velar por Gaspar. Ivandro, que acabou de chegar à fazenda disfarçado, esboça um ar contrariado por Mena (Cíntia Semedo) lhe dizer que Gaspar está prestes a morrer.

Enquanto isto, Lukenia diz a Júlia (Kelly Bailey) que quer reservar um quarto, reforçando que não precisa de pagar, já que Talu vai ficar dono daquilo tudo em breve, por ser herdeiro de Gaspar. Júlia faz pé firme com ela, mas Ary (Isaac Alfaiate) contraria-a, dizendo a Lukenia que pode ir para o quarto. De seguida, Cassoma (Ricardo Monteiro) mostra a Lukenia um novo testamento de Gaspar, em que ele deixa tudo a Talu, mas alerta que ele ainda não o assinou. Lukenia diz que isso não será um problema e imita a assinatura do fotógrafo com perfeição, deixando o advogado impressionado. A vilã sorri, triunfal, por faltar pouco para ficar rica.

Entretanto, Talu, Januário e Ary estão juntos, a beber. Lucas (Isaac Cosmelli) entra a dizer que há um incêndio lá fora. Saem todos disparados. Foi Ivandro quem acabou de atear fogo a um fardo de palha. Mena diz que a igreja está a arder. Ivandro aproveita a confusão para se esgueirar para o posto médico. O capataz examina Gaspar, que subitamente abre os olhos e o agarra. “Foste caçado. Eu estou muito bem de saúde. Sim, tive aquele primeiro enfarte, mas o segundo não passou de uma armadilha para te apanhar”, revela o fotógrafo. Ivandro olha para o exterior, mas Gaspar diz-lhe: “Desiste, a Polícia estava à tua espera e cercou o posto. Não tens saída, só te resta entregares-te.” O capataz olha em volta, furioso, procurando uma solução. “Esclarece-me uma coisa. O que é que tu queres de mim? Se quisesses matar-me, podias tê-lo feito naquele dia, em minha casa, mas não, tu andas atrás de outra coisa…”, questiona. O capataz questiona: “Onde está o meu pai? Sacana… O meu nome é Jorge Rizotti…” Abismado, o fotógrafo questiona: “Tu és filho do Leonardo?” Furioso, o capataz pergunta: “O que é que você lhe fez?!” Talu chega com a Polícia, dizendo que Ivandro deve estar dentro do posto médico. O brasileiro sai a apontar a arma à cabeça de Gaspar, garantindo que falará com ele sobre o seu pai, mas não ali, ordenando-lhe: “Entra no jipe ou mato-te!” O capataz arranca, mas é forçado a parar, por Lucas se meter à frente. Gaspar corta os adesivos nos pulsos e faz um garrote a Ivandro, que é forçado a render-se. O fotógrafo diz que Ivandro acha que ele fez alguma coisa contra Leonardo.

Pouco depois, Júlia e Ary contam a Lukenia que “Gaspar está vivinho da silva. Foi tudo uma armadilha para apanhar o Ivandro, que é filho de Leonardo Rizotti”. A angolana fica muito tensa, pois, na verdade, foi ela quem, no passado, falsificou os documentos da mina de
diamantes e a responsável pela morte do sócio de Gaspar.

Texto: Neuza Silva (neuza.silva@impala.pt); 
Fotos: Divulgação TVI
PUB