A Guerra dos Tronos: último episódio BATIDO POR SÉRIE RIVAL!

O último episódio, transmitido este domingo de madrugada, foi acompanhado em direto por 13,6 milhões de telespectadores nos EUA. No entanto, há outra série que terminou com mais audiência.

21 Mai 2019 | 16:10
-A +A

A Guerra dos Tronos foi, ao longo de oito temporadas, um fenómeno global mas, para já, só é possível avaliar os recordes, em termos de audiências, nos Estados Unidos.

O último episódio, O Trono de Ferro, transmitido a 19 de maio, é oficialmente o mais visto das oito temporadas, tendo registado 19,3 milhões de telespectadores (13,6 milhões na emissão em direto, mais repetições e primeiros dados de streaming).

Em Portugal, o Syfy, canal de cabo que exibe a série, registou no dia 20 de maio 1,2% de share, sendo o 13º canal mais visto. A Guerra dos Tronos também é exibida em Portugal pelo serviço de streaming HBO Portugal mas esta plataforma não divulga dados.

No entanto, na semana passada, houve outra série que terminou nos EUA e que registou um maior número de telespectadores. O final da série de comédia A Teoria do Big Bang foi acompanhado em direto por 18,52 milhões, sendo que as visualizações em diferido ao longo de uma semana deverão inflacionar este valor para a casa dos 20 milhões.

No entanto, há que fazer uma ressalva: A Teoria do Big Bang, transmitida em Portugal no canal de cabo AXN White, é emitida nos EUA pela CBS, canal generalista, ao passo que a HBO é um canal de subscrição e que chega a cerca de metade dos lares.

Recordes atrás de recordes

 

Este não é o único recorde da série protagonizada por Emilia Clarke, Sophie Turner e Kit Harington. A oitava série é a temporada mais vista de sempre e o formato com mais audiência alguma vez registado no canal HBO.

A oitava temporada tem seis dos oito episódios mais vistos de sempre da série. De acordo com o The Hollywood Reporter, a HBO estima que a oitava temporada de A Guerra dos Tronos deverá ter, por episódio, uma média de 44,2 milhões de telespectadores (valores que englobam direto, streaming, emissão em direto, DVR, video on-demand e repetições).

Um valor inédito e que representa mais de 10 milhões por episódio em relação á sétima temporada. O último recorde alcançado na HBO aconteceu em 2002, na estreia da quarta temporada de Sopranos. Um episódio que registou uma audiência média de 13,43 milhões de telespectadores, numa altura em que a única possibilidade que havia de ver um episódio era em direto… ou gravando com um sistema externo.

 

Veja mais:
Fim d’A Guerra dos Tronos deixa fãs desiludidos
Irmãos d’A Guerra dos Tronos derrotados por Rua Sésamo

 

Texto: Raquel Costa | Fotos: DR

 

PUB
Top