Desde o início da trama que a relação de Pilar (Mariana Monteiro) e Simão (Tiago Felizardo) está longe de ser um mar de rosas e a situação vai piorar. Saiba como tudo se vai passar.
Após um jantar de família, o casal vai para o quarto. Simão confronta Pilar por não lhe ter contado do jantar, mas a mulher persiste no silêncio, não falando com o marido. Simão exaspera-se, acusando-a de ser infantil. Volta a dizer que nada se passou com Susana (Débora Monteiro), mas a empresária quebra o silêncio e anuncia: “Quero o divórcio”. O marido sai do quarto em choque e Pilar deixa cair a máscara, chorando.
No dia seguinte, Simão muda-se para a residencial de Susana e a empresária fica ainda mais desconfiada que o marido e a amiga têm um caso.
Transtornado com a separação, Simão afoga as mágoas na bebida. Susana recusa dar-lhe mais álcool e leva-o para o quarto, largando-o em cima da cama. “Vais deixar-me assim? Sozinho e abandonado”, pergunta Simão. Ao que a proprietária da pensão responde que tem clientes à espera. “Lembras-te quando te falei pela primeira vez da Pilar?”, pergunta-lhe Simão. A amiga diz que se recorda e relembra: “A Pilar devia ser a gaja mais insuportável que já tinhas conhecido.” Simão anui e começa a chorar. “E olha para mim agora… estou um caco por causa dela”, lamenta. A amiga sublinha que não se escolhe quem amamos e ele continua: “Tenho tantas saudades dela… Como é que deixei o meu casamento chegar a este ponto?” E continua a chorar, até adormecer.
No dia seguinte, Susana vai à fábrica falar com Pilar. Em choque, a empresária acusa: “É preciso atrevimento!” A irmã de Cláudia (Isabela Valadeiro) pede que a oiça e diz: “O Simão ama-a.” A empresária tenta ir-se embora, mas Susana agarra-lhe o braço e continua: “Ele está devastado. O que viu no ginásio era um amigo a mostrar a outro amigo o investimento que fez, mais nada. Foi um mal-entendido!” Ao que Pilar frisa: “E por azar encontrei-os no escurinho da sauna? Por favor…” Todavia, a rival afiança: “Vai perder um homem capaz de fazer tudo por si só porque se recusa a ver a realidade!” Firme, Pilar sublinha: “Eu vejo muito bem. Vejo uma mulher frustrada, que não consegue encontrar um homem que a queira e dedica-se a perseguir maridos que estão cansados das relações que têm.” Susana garante que está de consciência tranquila e Pilar reforça: “Diz a mulher que convenceu o meu pai a deixar-lhe a residencial!” Furiosa, Susana garante: “Eu nunca pedi nada ao Dr. Raul!” A empresária, irónica, comenta que não devia ser por Dr. Raul que ela o tratava na intimidade. Susana fica desiludida e comenta: “Nem sei porque é que vim cá…”
Texto: Neuza Silva (neuza.silva@impala.pt); Fotos: Divulgação