“A Maria não vem substituir”: Manuel Luís Goucha sobre Maria Cerqueira Gomes

Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes são os apresentadores da nova aposta da TVI: “Uma Canção para Ti”. O programa de talento vai regressar em breve.

29 Abr 2022 | 14:35
-A +A

Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes são os apresentadores da nova aposta da TVI: “Uma Canção para Ti”. O programa de talento vai regressar em breve e com ele traz a dupla Maria e Manel.

Em conversa com a Maria, os apresentadores mostraram-se felizes com a aposta do canal. “Sempre tive o sonho de fazer um programa com crianças, quando a Cristina ferreira veio para a TVI, pediram-me para escrever o que gostaria de fazer no futuro. Eu disse um programa de viagens e com crianças. Gosto muito de crianças e de trabalhar com elas”, conta.

Manuel Luís Goucha nunca escondeu que “Uma Canção Para Ti” é o seu programa preferido de sempre e por isso aceitou de imediato. “Vinha no carro e a Cristina liga-me e dizer que posso fazer mais fatos. Quando ela me disse que era este programa disse logo que ia mandar fazer mais fatos.  Sempre disse que o programa que mais gostei de fazer na minha vida televisiva e tenho 40 anos disto, 30 de programas diários.  Podia fazer apenas ‘Uma Canção Para Ti’ até morrer”, ri-se.

Veja aqui o vídeo:

A dupla recorda os momentos difíceis que passaram quando estavam juntos no extinto “Você na TV!”, mas a apresentadora garante que foi essa “travessia no deserto” que a fez ser a profissional que é hoje. “Eu e o Manel merecíamos este programa, é um sonho para mim, é o programa favorito dele e ainda bem que estamos os dois”, sublinha Maria Cerqueira Gomes de sorriso nos lábios.

Manuel Luís Goucha completa: “Foi um ano (2019) difícil, a Cristina (Ferreira) saiu e deu as vitórias ao outro canal (SIC), houve desnorteio no que era o programa. A dificuldade foi esta, estávamos muito habituados a ganhar. Entre os dois nunca houve problema algum. Já trabalhei com a Maria noutros projetos e correu muito bem. Tenho boa relação com os miúdos e a Maria tem um lado muito maternal.”

O apresentador elogia Maria e garante que a apresentadora é a mesma atrás ou à frente das câmaras. “A Maria, o que é aqui é o que é na televisão. A Maria não é uma impostora. Isso também cativa a simpatia do público. É isso que eu mais realço no trabalho da Maria. Depois é esta alegria esfuziante que me agrada bastante, para além de que é boa a fazer televisão.”

Quanto ao formato, nem um nem outro sabem pormenores. “Nós sabemos muito pouco, o programa é italiano, há uma base que parece que se mantém. Temos música ao vivo, canções em português, o que é bom porque nós temos que dar valor ao que é português. Há 11 anos fazia muito sentido que fossemos às canções dos filmes dos anos 30, agora há 11  anos de canções novas e de novos talentos”, partilha Manuel Luís Goucha, que vai acumular as tardes da TVI, com Goucha, o Conta-me, aos sábados, e Uma Canção Para Ti aos domingos à noite.

Cristina Ferreira explica aposta em “Uma Canção Para Ti” com Maria Cerqueira Gomes e Manuel Luís Goucha

Cristina Ferreira sublinha o profissionalismo da dupla e explica o porquê da escolha ter recaído em Maria Cerqueira Gomes e Manuel Luís Goucha para apresentar Uma Canção Para Ti.

“A Maria não vem substituir, até porque este programa não era um registo meu, a Júlia Pinheiro é que inicia. Os programas não são de ninguém. Acho que já perceberam que na TVI não temos lugares marcados e que todos nós podemos de facto fazer aquilo que as direções entendem ser o melhor. Neste caso achámos que são os ideais para este regresso. O público tem-nos pedido muito o regresso de alguns dos maiores formatos da TVI, e achámos que neste periodo de férias Uma Canção Para Ti seria o ideal”, partilha a diretora de Entretenimento e Ficção da TVI.

“Estamos há vários meses com um reality no ar, estamos a introduzir aqui um “talent” diferente. Sabendo que para o Goucha é o seu programa favorito, era oportunidade para reunir a dupla e se calhar de os verem com outro olhar do que os viram naquela altura. Foi deste programa que saíram muitos nomes: a Bárbara Bandeira, o Miguel Guerreiro, Beatriz Costa… quando se diz que estes programas não servem para nada, servem, porque aproveitando a oportunidade, conseguem desenvolver o seu percurso”, continua a explicar Cristina Ferreira.

Quanto aos jurados, Cristina Ferreira prefere ainda não divulgar quem são. “Não vão ser divulgados ainda, vamos fazê-lo semana após semana até à estreia, vão ser surpreendentes, penso que ninguém está à espera”, aguça a curiosidade.

Texto: Ana Lúcia Sousa; Fotos: Helena Morais

 

 

PUB