“A Máscara”: Todos os segredos por detrás das máscaras da SIC

As criadoras das máscaras da SIC contaram à TV 7 Dias todos os segredos e curiosidades sobre o processo de produção das fantasias mais famosas da televisão portuguesa.

21 Jan 2022 | 9:00
-A +A

No programa“A Máscara”, da SIC, onde os famosos querem ser anónimos até ao últimos momento da competição, são as máscaras por eles usadas que conquistam os holofotes da fama. 

À semelhança das outras edições, esta terceira temporada tem modelos para todos os gostos e, na impossibilidade de saber quem se esconde por detrás de cada disfarce, a TV 7 Dias foi descobrir os segredos mais bem guardados no que diz respeito ao processo de confeção das máscaras. 

A empresa de criações artísticas Linha Limão ficou novamente encarregue de criar em tempo recorde as máscaras que vemos no programa. “Nesta edição foram produzidas 12 máscaras, sendo que uma delas, os cisnes, é dupla. Entre o desenho, a pesquisa de materiais e depois a confeção, demorámos um pouco mais de quatro meses para fazer as máscaras. Não há nenhuma máscara que se destaque porque todas demoram muito tempo”, começa por explicar Susana Campanhã, uma das criadoras das fantasias. 

A artista revela ainda que há máscaras que “enganam” e muitas vezes as que parecem mais simples, são as que dão mais dores de cabeça. “Há certas máscaras que parecem roubar mais tempo pela dimensão das peças. Mas máscaras como o Esqueleto, por exemplo, requerem muito trabalho de revestimento e pormenor e acabam por ser as mais demoradas”, explica a artista.

No entanto há uma máscara que, devido aos detalhes minuciosos e às dimensões, foi mais complicada. Saiba esta e muitas outras curiosidades sobre as máscaras mais famosas do país na sua TV 7 Dias, já em banca! 

Texto: Maria Inês Gomes (ines.gomes@impala.pt); Fotos: Divulgação SIC

PUB