A Promessa: Conheça a história e as personagens da nova novela da SIC

Com um elenco de luxo, A Promessa é a nova aposta da SICpara a ficção e promete apaixonar os portugueses. Sofia Alves, João Catarré e José Wallenstein são os protagonistas da trama.

18 Jun 2024 | 17:00
-A +A

Tal como a TV 7 Dias lhe revelou em primeira mão, a nova novela da SIC é uma adaptação da trama turca Zalim Instanbul e tinha como nome provisório Circo de Feras, passando agora para A Promessa, uma novela de Cândida Ribeiro e Inês Gomes, repleta de segredos e paixões proibidas que conta com nomes bem conhecidos do grande público como João Catarré, Joana Ribeiro, Victoria Guerra, Lourenço Ortigão, Sofia Alves, Ana Padrão, José Wallenstein, Rita Ribeiro, entre muitos outros. Saiba como tudo começa.

Maria Rocha (Sofia Alves), é mãe de Nuno (Diogo Martins), Laura (Victoria Guerra) e Verónica (Joana Ribeiro) vê a vida virada do avesso quando a sogra Lurdes (Custódia Gallego), em desespero financeiro, faz um acordo secreto com o magnata António Fontes Morais (José Wallenstein). Este pacto e um fatídico incêndio levam a remediada família transmontana a mudar-se para o luxuoso palacete dos Fontes Morais, em Sintra. O magnata nasceu na mesma aldeia que a família Rocha, mas ele e o irmão – Fausto – mudaram-se para a capital onde fizeram fortuna. Há 20 anos, num ajuste de contas, Fausto foi assassinado, deixando Miguel (João Catarré) órfão e numa cadeira de rodas. Sentindo-se culpado pela morte do irmão e o acidente que vitimou o sobrinho, António promete a si próprio que Miguel jamais ficará sozinho. Com isto em mente, pede à governanta Isaura (Rita Ribeiro) que encontre uma noiva para o sobrinho. É assim que Verónica Rocha (Joana Ribeiro), uma jovem da aldeia, fica prometida ao herdeiro Fontes Morais. Alheia a este acordo está a vilã Helena (Ana Padrão), uma ambiciosa ex-secretária, que conseguiu casar-se com António de quem teve dois filhos: Tomás (Lourenço Ortigão) e Camila (Paula Magalhães). O primogénito é um playboy e Camila é uma jovem mimada.

Assim que Maria descobre que Verónica se “vendeu” para casar com o paraplégico, decide abandonar o palacete dos Fontes Morais, mas o seu filho Nuno é detido. Para o livrar da prisão, Maria vê-se obrigada a aceitar a ajuda financeira de António e fica em dívida com os Fontes Morais. De orgulho ferido, aceita que os Rocha fiquem a trabalhar no palacete. As mulheres como empregadas, Nuno como motorista e Laura como enfermeira de Miguel. À medida que as duas famílias convivem, o passado sombrio dos Fontes Morais emerge e expõe um segredo antigo: o acidente que deixou Miguel inválido foi provocado por Tomás, o filho de António e Helena. Para impedir que Miguel conte este e outros podres, a vilã tem-no mantido sob o efeito de sedativos e tudo fará para afastar

a perspicaz Laura. Enquanto a enfermeira cuida de Miguel, ele apaixona-se por ela, deixando a protagonista dividida entre o paciente e as investidas de Tomás que vê em Laura o seu grande amor.

Já Verónica, prometida a Miguel, deseja Tomás e repudia o paralítico com quem foi forçada a casar. Perceber que Laura tem o amor dos dois, irá despertar os piores sentimentos de Verónica em relação à irmã. Será o amor de Laura suficiente para curar o ódio de Miguel e a culpa de Tomás?

Será ela capaz de escolher qual dos dois vai salvar? É este o ponto de partida para mais uma grande história que promete apaixonar os portugueses, já a partir de 18 de junho.

Quem é quem

Tomás (Lourenço Ortigão) – Tem 30 anos. Playboy, filho de António e Helena, irmão de Camila e primo de Miguel. É um homem irresponsável, que está constantemente à procura de atenção e isso leva-o a entrar muitas vezes em choque com o pai, algo que lhe dá especial prazer.

Bruno (Renato Godinho) – Tem 40 anos e é o segurança privado da família Fontes Morais. Afilhado de António. É fiel e guardião de muitos segredos da família, é capaz de tudo pelos patrões

Micá (Paula Lobo Antunes) – Tem 50 anos e é advogada. Casada com Duarte, mãe de Leonor. É muito dinâmica, despachada e perspicaz, características que lhe valeram tornar-se uma advogada muito conceituada na praça. O perfil desafiador da filha, e a desconfiança e ciúmes do marido vão acentuar a doença da qual nem a própria família desconfia.

Samuel (Rui Unas) – Dono da banca de sushi no mercado. Marido de Isabel, filho de Isaura e irmão de Bianca. Foi criado no palacete dos Fontes Morais e por essa razão, chegou a ser amigo de Tomás e Miguel. Estudou hotelaria no Algarve, onde conheceu a Isabel, o furacão que lhe virou a vida do avesso.

Elsa (Carla Andrino) – Trabalha na banca das bebidas. Casada com Rogério. Mãe de Isabel e Raquel. É uma mulher muito forte, resiliente, otimista e lutadora. Elsa já tentou várias vezes divorciar-se, mas o seu sentido de família e as manipulações de Rogério, têm-na impedido.

Rogério (Luís Esparteiro) – Desempregado profissional ou desocupado. O bon vivant irresponsável. É um antigo piloto de aviões (de carga) que não trabalha há vários anos, depois de ter decidido meter uma criança aos comandos de um avião para fumar um cigarro e ter sido apanhado.

Soraia (Luísa Cruz) – Dona da Churrasqueira. Casada com Quim, pai de Ronaldo e “madrinha” de Nelson. Mãe-galinha e muito afetuosa, está sempre pronta a dizer que “sim” ao filho e a estender as suas asas protetoras.

Ronaldo (Ivo Lucas) – É muito ambicioso e não quer servir às mesas para sempre. Sabe que que não é a estudar que vai conseguir a vida que quer nem o carro dos seus sonhos, por isso meteu-se num negócio da contrafacção de relógios, fazendo as suas transacções bem debaixo do nariz dos pais, no mercado.

Leonor (Filipa Nascimento) – Filha de Micá e Duarte. Apesar de contrariada a tirar o curso de Direito, é focada e tem notas brilhantes. É considerada uma ave rara, entre os jovens, pois não tem redes sociais e liga pouco ao telemóvel, à revolução digital e ao consumismo.

Raquel (Bruna Quintas) – Tem 30 anos e é secretária. Filha de Elsa e Rogério, irmã de Isabel.

Obrigada a desistir do curso de enfermagem por razões pessoais, esteve lá tempo suficiente para travar amizade com Laura e para se envolver com Duarte Sarmento, um médico casado.

 

Texto: Neuza Silva (neuza.silva@impala.pt)
Fotos: Divulgação SIC
PUB