A Promessa – Miguel “invade” a festa dos 65 anos de António: “Vim para ficar!”

No aniversário do patriarca dos Fontes Morais, Miguel aparece a andar e O empresário fica radiante. Já Helena, percebe que a sua vida está prestes a mudar.

03 Nov 2024 | 14:55
-A +A

No arranque da segunda temporada de A Promessa, da SIC, Verónica (Joana Ribeiro), grávida, está a viver com Maria (Sofia Alves), em Belmonte, até nascer o bebé. Helena (Ana Padrão) já regressou a casa pois António (José Wallenstein) sentiu-se mal, quando recebeu uma nova ameaça, e foi parar ao hospital. Miguel (João Catarré) continua internado e ninguém sabe do seu paradeiro a não ser Laura (Victória Guerra) e António. Tomás (Lourenço Ortigão) continua casado com Laura apesar dos sentimentos que nutrem um pelo outro não serem os mesmos.

Entretanto, dá-se um salto de cinco meses na história. No palacete, a cozinha está numa azáfama com os preparativos para a festa de 65 anos de António. Isaura (Rita Ribeiro) coordena-os. Na sala, o empresário está com a mulher e os filhos. Tomás acabou de lhe oferecer um relógio de luxo. “Como é que sabias que andava à procura deste cronógrafo?”, pergunta-lhe o pai. Ao que este explica que foi a irmã que lhe disse. De seguida, Helena entrega o seu presente: uma viagem para Londres. “Vamos os quatro visitar o Miguel durante uma semana inteira. Ele não pode vir ao teu aniversário, vamos nós lá”, afirma, acrescentando: “Eu sei que sentes a falta do Miguel. Era uma boa ideia.”

Enquanto isto, Miguel está com Olga (Soraia Chaves) e diz-lhe: “Eu estou pronto. Estou farto de estar para aqui desterrado, quero ter alta e voltar para casa, quero ver o meu tio.” A psicóloga assume que a recuperação dele tem sido um milagre, mas alega: “É precisamente por teres recuperado tão bem, que sinto que não nos podemos precipitar. Não vale a pena arriscar todo o trabalho que tivemos durante estes cinco meses.” Contudo, ele reforça: “Não me pode prender em Castelo Branco contra a minha vontade.”
Entretanto, no palacete, Helena começa o seu discurso: “Hoje é um dia muito especial. O dia em que celebramos o aniversário de um homem único. O homem da minha vida…”

Ainda em A Promessa

De seguida, fazem um brinde. António agradece. Nisto, aparece Miguel a andar. Os convidados ficam a olhar para ele, estupefactos. Miguel para à frente do tio e dá-lhe os parabéns. “Não podia deixar passar este dia sem o ver”, diz. António fica muito comovido. Abraça-o e diz: “Meu querido… Campeão! Ter-te aqui é o melhor presente que podia ter recebido.” Os dois continuam abraçados, perante a admiração de todos. De seguida, ele vira-se para Helena e questiona: “Não me vai dar um abraço tia?”.

O desconforto dela é grande e não sabe como reagir. António volta a aproximar-se dele e comenta: “Deixa-me olhar para ti outra vez, que eu ainda sinto que estou num sonho”. Miguel responde: “É realidade, tio. Estou aqui. De pé! Estamos numa festa ou não? Vamos celebrar a vida!” A música recomeça. O empresário continua a dizer que não consegue acreditar, mas o sobrinho afiança: “Acredite, tio. Vim para ficar”. Helena observa os dois a caminharem para a pista e só consegue pensar que a sua vida acabou.

Texto: Neuza Silva (neuza.silva@impala.pt)
Fotos: Divulgação SIC
PUB