“A Serra” – Gustavo tem ataque de pânico: “Não aguento mais!”

Na novela “A Serra”, Gustavo, irmão de Tomás, não aguenta mais estar fechado em casa e, num ato de desespero, tenta arrancar a pulseira eletrónica e foge.

21 Ago 2021 | 18:10
-A +A

Brevemente, em “A Serra”, Gustavo (João Jesus) está muito agitado e nervoso por estar preso em casa. O irmão de Tomás (José Mata) tenta distrair-se, mas começa a suar e apercebe-se que está a entrar em pânico por estar fechado. Cada vez mais alterado, o instrutor de escalada começa a sentir comichão no tornozelo e tenta arrancar a pulseira eletrónica.

Gustavo começa a ficar ofegante e com a visão turva. Num ataque de pânico, começa a correr e sai de casa descontrolado. O jovem cai em si e apercebe-se do que fez e regressa a casa, a chorar. Nesse momento, a polícia chega e Gustavo cai de joelhos com as mãos no ar. “Não devia ter feito isto… Passei-me. Não aguento mais! Parecia que as paredes da casa me iam engolir… Eu juro que não quis fugir… desculpem”, diz, alterado.

Os guardas apercebem-se do seu estado e tentam acalmá-lo. Depois de perceberem que o filho de Ida (Custódia Gallego) teve um ataque de pânico, vão levá-lo a casa. “Garante que isto não se repete?”, pergunta um dos polícias. “Juro que não”, responde Gustavo. “Vamos fazer de conta que isto nunca aconteceu”, afiança o outro guarda.

Já de volta a casa, Gustavo explica o que aconteceu e a mãe, aflita, pede-lhe que procure ajuda. O jovem não reage bem e volta a ficar nervoso. “Os pais só estão preocupados contigo. E se calhar ajudava-te falares com alguém… Já que não andas a contar tudo”, diz Tomás, ao irmão. “Porque é que proteges a Carlota? Eu sei que no outro dia tu ias dizer-me alguma coisa!”, insiste. Gustavo começa a ficar cada vez mais ansioso e grita: “Não fiz nada! Para com isso!”

Texto: Maria Inês Gomes (ines.gomes@impala.pt); Fotos: Divulgação SIC
PUB