A varrer ruas: O castigo de Ricardo em “Flor Sem Tempo” (Exclusivo TV 7 Dias)

Desde a adolescência que o filho de Madalena se mete em drogas e álcool para esquecer um alegado crime que cometeu. E, em breve, é apanhado alcoolizado e condenando.

05 Fev 2023 | 19:50
-A +A

Em “Flor Sem Tempo”, a vida de Ricardo (Jorge Corrula) está longe de ser um mar de rosas. É filho de Luís Maria (Luís Esparteiro) e Madalena (Alexandra Lencastre). Está meio perdido, metido em álcool e drogas há muitos anos. Vive fora e geralmente só fala com a família para pedir dinheiro. Ninguém sabe como lidar com ele e preferem que esteja longe.

Desde a morte do seu amigo Vítor, há 14 anos, de que se acha responsável, nunca mais encontrou paz de espírito. Não aguenta estar sóbrio para não ter de enfrentar a dor daquela perda e a disfuncionalidade da sua família. Ressente-se por ter um pai abusivo e uma mãe submissa. Vai colecionando namoradas ocasionais. Toda a sua vida, até agora, tem sido uma festa irresponsável e exagerada.

Em breve, na rua, após ter sido apanhado com álcool, Ricardo está de colete amarelo vestido, a limpar as ruas. Junto dele está um carrinho de limpeza. Mimi (Bruna Quintas) passa e ele vira-se de costas, tentando esconder-se mas ela reconhece-o. “Ricardo? Não pode ser…”, diz a jovem. Ele vira-se contrariado e responde: “O que foi? Nunca viste?” Incrédula, Mimi questiona: “Andas a limpar ruas?” Contrariado, o filho de Madalena assume: “Sim estou a fazer serviço comunitário!” Ela alega que podia ser pior e pede-lhe que interceda por ela junto do irmão dele, com quem mantém uma relação. “Achas que não há nenhuma hipótese dele me perdoar? Cometi um erro, ou vários se pensarmos em todas as vezes que… enfim, tu percebes. Mas juro que nunca o quis magoar, nem fazer sofrer. Podias tentar”, frisa. O cunhado diz-lhe que vai ser difícil e reforça: “Andaste a gozar com ele este tempo todo, e agora queres que ele te perdoe? Se queres saber, já tentei. Não por ti, mas por ele que está a chafurdar na lama. E o meu irmão nem sequer quer ouvir falar de ti.” Mimi fica desolada.

Texto: Neuza Silva (neuza.silva@impala.pt); Fotos: D.R.

PUB