«Preliminares» e «Bacanal»! Abra os cordões à bolsa e passe o Ano Novo com Ljubomir

Quer passar a Consoada ou o Réveillon no restaurante de Ljubomir Stanisic? Nós mostramos-lhe todas as opções irresistíveis mas deixamos um aviso: prepare a carteira!

06 Dez 2019 | 21:50
-A +A

Ljubomir Stanisic, o chefe mais polémico da televisão portuguesa, tem propostas deliciosas para a quadra natalícia que se aproxima. Para aqueles que dispensam a tradicional noite de Natal em casa de familiares, o protagonista de Pesadelo Na Cozinha criou propostas arrojadas para a Consoada e Ano Novo nos seus dois restaurantes: Bristo e 100 Maneiras.

Começar 2020 com Bacanal…de Chocolate!

Antes de soarem as doze baladadas, os convivas de Ljubomir podem degustar um menu repleto de pratos com nomes muito sugestivos: Preliminares, Belisca-me, Atracção Fatal ou Bacanal de Chocolate são alguns dos que vão ser servidos no Bristo 100 Maneiras, no Chiado, em Lisboa.

Preço: 220 euros por pessoa, com harmonização de vinhos

 

E para entrar em 2020 com o pé direito, o 100 Maneiras, o restaurante do Bairro Alto, dá às boas vindas ao Ano Novo com um menu de degustação.Conta com as habituais entradas e pratos como Charuto de Sarajevo (espuma de batata, pão de chá fumado e ‘tabaco’ duvan čvarci), a Salada Mista (anchovas, trufa preta e parmesão), A Última Ceia (cabeça de vaca, rábano, tutano e pão somun) ou ainda o inesperado Foie pa’ Tosse (foie gras, rebuçado Dr. Bayard, gelatina de vinho, iogurte e ras el hanout).

Preço: 290 euros, com harmonização de vinhos

 

Uma ceia de Natal diferente

O arranque oficial começa cedo no Bristo, situado no largo da Trindade, Chiado, em Lisboa, na noite de 24 de dezembro. Ljubomir Stanisic, Manuel Maldonado, Eugeniu Musteata e restante equipa de cozinha são os Pais Natal de serviço, concebendo um menu que tem tanto de tradição como de irreverência.

Os pratos de Natal são inspirados na gastronomia bósnia, terra natal de Ljubomir. Depois de uma entrada de Creme de castanha com funcho, gamba da costa e algas, nos pratos principais é o bacalhau e o cabrito quem mais ordena: o primeiro, servido com pó de azeitona, kimchi de couve e cenoura e puré de grão  de bico; e o segundo, com batata assada e verduras.

Antes de abrir as prendas, há ainda tempo para mais uma escapadinha aos Balcãs, com a baklava de ginja, e um doce regresso a casa com Tudo o que o Vento não Levou, composto por rabanadas com gelado de Madeira. No final, todos os clientes levam ainda o Bolo-rei de assinatura do 100 Maneiras, para levar para casa ou devorar no momento.

Preço: 160 euros, com harmonização de vinhos
Texto: Inês Borges / Fotos: 100 Maneiras
Veja também:
«Já fumaste charros»: A alucinante entrevista de Paulo Salvador a Ljubomir Stanisic!
Guerra do azeite! Cristina Ferreira responde a Ljubomir Stanisic!
Dono de restaurante atira-se a Ljubomir: «Que mentiroso! Este gajo é um aldrabão»

 

 

 

 

 

 

 

 

PUB
Top