Miro Vemba foi um dos protagonistas da ‘Curva da Vida’ da gala deste domingo, 25 de setembro, do Big Brother. O humorista recordou os episódios mais marcantes do seu percurso, manchado pelo álcool, traições e um grave acidente que lhe roubou o sonho de ser futebolista. O concorrente do reality show da TVI falou, também, da filha, de quatro anos, que não vê há 11 meses e a quem quer dar um futuro melhor.
Miro recordou a adolescência marcada por um acidente que lhe deixou graves lesões. “Foi um pouco difícil. Fui atropelado por uma mota, fiquei quase dois anos sem andar. Tinha o sonho de jogar futebol e não consegui”. Depois veio o álcool. “Praticamente estava a estragar a minha vida, muitas vezes não conseguia trabalhar porque estava sempre em festas. Consegui ultrapassar com a ajuda dos meus irmãos Nélson e Gilmário, a trabalhar com eles e a vida começou a catapultar”. O facto de ser conhecido como “irmão do Gilmário” fez com que começasse “a brincar com a situação e a tirar coisas positivas daí” apesar dos comentários das pessoas.
Mas foi o nascimento da filha, de quatro anos, que o mudou e fez com que a sua vida desse uma volta de 180º. No entanto, as circunstâncias em torno da paternidade da criança foram tempos conturbados. “Aí a vida deu uma grande volta. Estava com um ego muito grande e, de repente, aparece [uma mulher] com uma intensidade muito forte. Apresento à minha mãe e duas semanas depois digo que ela está grávida.”
“Não fizemos teste de DNA, acreditei na palavra dela”, diz Miro Vemba
Rapidamente a felicidade foi substituída por mágoa e incerteza. Miro descobriu que a companheira o havia traído e que a filha poderia não ser sua. “Abri o Facebook e vi várias mensagens de uma pessoa a dizer ‘também sou marido da tua mulher e acho que essa filha é minha’. Congelei e não consegui responder nada. Só me lembro de desligar o telefone assustado, com o coração a bater. Aquilo destruiu-me. Não fizemos teste de DNA, acreditei na palavra dela, não parei de apoiar a minha filha, só não estávamos juntos [ele e a mãe]“, descreve.
Miro Vemba contou, ainda, que em Angola há o ritual de levar os filhos às avós assim que estes nascem. “A minha avó olhou, olhou e depois disse ‘é nossa'”, recorda, notando que este momento foi importante para conseguir seguir em frente.
O humorista revelou que deu uma segunda oportunidade à mãe da filha, mas acabou por ser ele a trai-la: “Não estava a saber lidar comigo mesmo, estava com necessidade de aprovação, de me sentir macho, e voltámos a separar-nos, até hoje”, afirmou. Foram tempos “maus e difíceis” para Vemba e para a filha que não vê “há 11 meses”. “É a minha maior conquista até hoje, mudou a minha vida. Já pensei várias vezes em desistir de tudo o que estou a construir, para voltar para Angola e ter com ela”, disse.
Hoje, o concorrente do Big Brother espera que o reality show da TVI lhe traga novas oportunidades para cumprir o sonho de comprar uma casa para ele e para a filha e de conseguir uma carreira no humor.