Afinal, Carlos Daniel NÃO SAIU DA RTP!

Carlos Daniel anunciou saída da RTP em setembro para integrar a equipa do canal da Federação Portuguesa de Futebol. Mas, afinal, a história não é bem assim.

03 Fev 2019 | 13:33
-A +A

Carlos Daniel esteve quase três décadas na RTP e, em setembro passado, anunciou que estava de saída da estação pública de televisão para integrar a equipa do 11, o canal da Federação Portuguesa de Futebol que arranca em março.

No entanto, como foi confirmado num comunicado da Comissão de Trabalhadores da RTP (CTR), Carlos Daniel não cessou contrato com a estação pública de televisão, tendo chegado a um acordo para tirar uma «licença de vencimento».

Algo que a CTR quis ver esclarecido pela administração da RTP, algo que ainda não aconteceu. «Lamentamos informar que os esclarecimentos que nos foram dados não foram satisfatórios e que o Conselho de Administração em reunião de dia 28 de Janeiro recusou entregar a documentação pedida pela CT por “uma questão de princípios”. A CT ignora quais são os princípios de gestores públicos que se sobrepõem à lei. A CT acha que esta recusa viola a lei e não irá deixar ficar esta questão por aqui.», pode ler-se no comunicado.

 

Veja mais: Carlos Daniel fala sobre a saída da RTP

 

A Comissão de Trabalhadores alega que, embora nada tenha a ver com pedidos de licença sem vencimento, urge que sejam esclarecidas as circunstâncias em que esta foi concedida, uma vez que, tecnicamente, Carlos Daniel vai exercer uma atividade que faz concorrência direta à RTP.

«Se for possível para um trabalhador receber uma licença sem vencimento para exercer actividades profissionais que podem ser interpretadas como concorrentes da própria RTP, então isso tem que ser possível para todos os trabalhadores, sejam eles quais forem, façam eles o que fizerem», lê-se ainda no comunicado, que pode ler na íntegra aqui.

11 arranca em maio

 

O canal de televisão da Federação Portuguesa de Futebol vai estar disponível nas operadoras Altice, Vodafone e NOS. A emissão deve arrancar em maio e os conteúdos serão sobre as seleções masculinas e femininas de futebol, futsal e futebol de praia, mas também sobre treinadores e jogadores portugueses que atuam no estrangeiro, bem como sobre as competições nacionais dos diferentes escalões.

 

Veja mais: Ex-diretor da SIC e da RTP regressa a Portugal para novo canal

 

Nuno Santos é o diretor do 11, que já inclui na equipa nomes como Carlos Daniel e Pedro Sousa (comentador da TVI24).

 

Texto: Raquel Costa | Fotos: Arquivo Impala

PUB