Ana Bravo faz revelações sobre a morte do irmão: «estivemos um mês à espera do corpo»

A nutricionista recordou o sofrimento em torno da perda do irmão. Ana Bravo e a família tiveram de esperar um mês pela chegada do corpo a Portugal e a autópsia foi inconclusiva.

28 Abr 2020 | 14:55
-A +A

A nutricionista Ana Bravo esteve esta terça-feira, 28 de abril, no programa de Cristina Ferreira e falou sobre um dos momentos mais dolorosos da sua vida, a morte repentina do irmão.

Ana Bravo, que se tornou conhecida por ser conselheira alimentar de figuras como Rita Pereira e Maria Cerqueira Gomes, revelou que o seu corpo e a sua mente chegaram a um ponto sem retorno depois de não ter lidado da melhor maneira com as mortes do avô e, depois, do irmão. «O meu avô morreu e eu pensei ‘afinal isto não é assim tão difícil’. Não cheguei a viver esse luto, vivi-o tardiamente, o que é uma dor terrível», relembra, dizendo que achava que era «a super mulher».

Há uma década, Ana Bravo recebeu o telefonema fatal. «Há 10 anos recebi a pior noticia da minha vida. A morte do meu irmão, que tinha 35 anos». Ana Bravo conta que, no dia anterior à morte do irmão, teve uma vontade súbita de lhe ligar. O irmão estava na altura a viver fora de Portugal. «Eu liguei e disse ‘mano, amo-te muito’. E do outro lado ouvi ‘eu também, pequenina’. Não dissemos mais nada. Isto foi no sábado à noite. No domingo de manhã, recebi a notícia. Fui eu que tive de dar a notícia à minha mãe», conta.

Os contornos em torno da morte do irmão tornaram o momento ainda mais doloroso para Ana Bravo e para a família. «Foi doloroso porque estivemos um mês à espera do corpo, a autópsia foi inconclusiva. Não sabemos o que terá acontecido», explica a nutricionista.

A necessidade contínua de cuidar da família e de continuar ativa fez com que a nutricionista entrasse num ciclo vicioso de desgaste. «Eu continuava a achar que era a super mulher. Todos estávamos desfeitos. A minha mãe, ainda assim, foi uma heroína. A dor que sentimos, mais tarde ou mais cedo, acaba por gritar. Nessa altura eu estava a sofrer muito mas… Eu tive esta notícia no domingo e na segunda-feira fui trabalhar. Se fosse agora, jamais o faria. Aprendi a respeitar-me e a ouvir-me mas nessa altura jamais o faria», relembra.

«Tive a notícia de que teria muita dificuldade em ser mãe»

Em 2018, o corpo da nutricionista começou a dar sinais de desgaste. «Há dois anos tive os primeiros sintomas. às vezes tinha que me agarrar. Parecia que andava em nuvens. Era uma sensação estranha», conta. O médico que a acompanha diagnosticou-lhe o princípio de um esgotamento. Um momento antecedido de outra notícia dolorosa.  «Antes de me ter sido diagnosticado o burnout, tive a notícia de que teria muita dificuldade em ser mãe. Por ser um sonho da minha vida, é um motivo de grande sofrimento». 

Numa fase inicial, Ana Bravo decidiu refugiar-se na natureza. Mas depois procurou reconciliar-se com o seu interior. «Eu senti que havia uma parte espiritual que tinha de reencontrar». A nutricionista conta ainda que descobriu Paramahamsa Vishwananda, guru espiritual do guarda-redes Rui Patrício. Cristina Ferreira confessou a sua curiosidade e ficou combinada uma visita do mestre oriundo das Maldivas que, durante o Euro 2016, acompanhou de perto o guarda-redes da Seleção Nacional.

 

Texto: Raquel Costa | Fotos: Arquivo Impala e redes sociais

 

Veja mais:
Ana Bravo recorda familiar que faleceu
Diretor de Informação AFASTADO da TVI com ESGOTAMENTO!

 

 

ATENÇÃO!

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.

Eis os passos a seguir:
Eis os passos a seguir:

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 – Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

PUB
Top