Ana Patrícia Carvalho e a luta de três anos contra o HPV: “Sentes que estás cortada”

Ana Patrícia Carvalho foi entrevistada por Daniel Oliveira no Alta Definição, da SIC. A jornalista falou de assuntos nunca antes abordados.

16 Dez 2023 | 15:28
-A +A

Ana Patrícia Carvalho foi convidada de Daniel Oliveira no Alta Definição, da SIC. A jornalista recordou um período difícil que passou ao nível da saúde quando tinha apenas 31 anos quando teve HPV (Vírus do Papiloma Humano). “Pensas que com um a intervenção a coisa se resolve…”, começa por contar.

Leia ainda: Filho de Bernardina e Tiago Ginga no psicólogo: “Nem permite que se fale no nome do pai”

“Tinha a minha ginecologista que me dizia que achava que eu tinha um mioma. A minha médica, na altura, não diagnosticou de imediato. Fiz uma biópsia para perceber”, explicou. “Tentei gerir a coisa sozinha: isto vai passar. De três em três meses tinha de ser acompanhada. Aí, foi quando achei que tinha de contar à minha mãe. Na terceira intervenção a minha mãe já foi comigo. Não dei uma carga muito pesada, porque os meus avós morreram todos de cancro”, contou.

Ana Patrícia Carvalho adiantou, de seguida. “No meu íntimo, não havia essa leveza toda. Fui vendo informações, perceber porquê, porque acontece, as consequências a longo prazo até. Mas tentei manter-me positiva (…) Receei que a coisa se pudesse complicar e ter de tirar o útero, que pudesse alastrar-se. Mas acho que, em bom tempo, consegui estancar o vírus. Foi uma luta de três anos. Eram penosas as consultas. É uma história muito pessoal.”

Durante este período delicado, a jornalista continuou sempre a trabalhar. “Inventava mil desculpas para não contar. Sentes que estás cortada em algum momento e tens hemorragias que não controlas. O teu corpo vai reagindo de formas diferentes”, contou.

Sonho de ser mãe

Sobre o sonho de ser mãe, Ana Patrícia Carvalho diz: “sei que nesse período era mais difícil para mim. Poder colocar em risco essa hipótese de ser mãe era algo que me assustava. Estava a fazer tudo bem e não conseguia estancar o vírus.” A comunicadora explica ainda que, algum tempo depois, descobriu que andava a ser traída pelo namorado. “Estamos a falar de uma doença sexualmente transmissível. Além do desconhecimento, há um tabu e estigma.”

E aqui: Susana Dias Ramos arrasada por usar vestido todo aberto e justíssimo: “Ganha juízo!”

Texto: Joana Dantas Rebelo
Fotos: redes sociais
PUB