André Ventura está a seguir as pisadas de Donald Trump… pelo menos no que toca à vontade de controlar as redes sociais. À semelhança do presidente dos EUA, que quer encerrar a rede social Twitter, também o líder do Chega quer censura nas plataformas digitais. Esta terça-feira, 2 de junho, Ventura recorreu precisamente às redes sociais para garantir que, caso chegue ao poder, vai impor medidas mais restritivas no que toca à liberdade de expressão.
«E preparem-se, porque se o CHEGA vencer as eleições, ofender polícias, magistrados ou guardas prisionais vai dar mesmo prisão. E o Twitter deixará de ser a bandalheira que é, pelo menos em Portugal», escreveu o deputado do Chega… precisamente na rede social Twitter.
E preparem-se, porque se o CHEGA vencer as eleições, ofender polícias, magistrados ou guardas prisionais vai dar mesmo prisão. E o Twitter deixará de ser a bandalheira que é, pelo menos em Portugal.
— André Ventura (@AndreCVentura) June 2, 2020
Este post surge na sequência de uma proposta de voto de pesar pela morte de George Floyd, o norte-americano assassinado por um polícia na cidade norte-americana de Minneapolis. «O CHEGA não votará a favor do voto apresentado na AR por George Floyd, enquanto os partidos não souberem dizer o nome do jovem são – tomense assassinado no Seixal e tratarem o caso com a mesma indignação. Chega de hipocrisia!», escreveu André Ventura.
Twitter faz verificação de factos a Donald Trump
As afirmações públicas de ameaça de censura às redes sociais são uma prática comum de Donald Trump. Na semana passada, a rede social Twitter ocultou um post público do presidente norte-americano, por este apelar à glorificação da violência. Donald Trump publicou a frase «quando os motins começam, começam os disparos» e os responsáveis pela rede social decidiram ocultar essa mensagem.
O Twitter aplicou também um sistema de verificação de factos a um tweet de Donald Trump que continha informação incorreta.
We added a label to two @realDonaldTrump Tweets about California’s vote-by-mail plans as part of our efforts to enforce our civic integrity policy. We believe those Tweets could confuse voters about what they need to do to receive a ballot and participate in the election process.
— Twitter Safety (@TwitterSafety) May 28, 2020
Depois deste episódio, o presidente norte-americano assinou uma ordem executiva com o objetivo de limitar o alcance das redes sociais e de defender «a liberdade de expressão perante um dos maiores perigos que já enfrentou na história da América». No entanto, no mesmo dia, o presidente norte-americano disse que, se os seus advogados encontrassem uma forma de encerrar o Twitter, fá-lo-ia.
Texto: Raquel Costa | Fotos: redes sociais
Veja mais:
CMTV dispensa André Ventura: «Foram ultrapassadas algumas linhas vermelhas»
André Ventura atacou e António Costa respondeu: «Levou um baile do Quaresma»
ATENÇÃO!
Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.
Eis os passos a seguir:
1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt
2 – Escolha a sua revista
3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR
4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!
E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.