Ano novo rima com muitos aumentos: Estes são os preços para 2024

Ano novo é significa de aumentos em muitas coisas essenciais para a vida dos portugueses. Estes são os preços para 2024.

29 Dez 2023 | 12:00
Ano novo rima com muitos aumentos: Estes são os preços para 2024
-A +A

Janeiro e ano novo são sinónimo de aperto na carteira de muitos portugueses. Isto porque os preços vão subir e muitas são as coisas que estão incluídas nesta subida de preços que tem início já no primeiro dia de 2024. Por isso, pegue na calculadora e comece já a fazer contas ao que aí vem.

Leia ainda: Cristina Ferreira leva Márcia às lágrimas: “Tens que deixar que as pessoas te amem”

Rendas

Em 2024 não existe um travão no aumento às rendas, o que faz com que se verifique a maior subida de valor das últimas décadas. Assim, os senhorios têm total liberdade para aumentar as rendas numa percentagem até 6,94%. Isto de acordo com o coeficiente de atualização das rendas, que tem por base a inflação média dos últimos 12 meses.

Eletricidade

Os valores no mercado regulado vão subir 2,9% em relação ao que aconteceu em 2023.

Telecomunicações

As principais operadoras a trabalhar em Portugal vão subir as mensalidades. Foi pedida contenção, mas os preços vão mesmo aumentar, sobretudo, a partir de fevereiro. Pode contar com uma atualização a rondar os 4,6%.

Transportes

Vários transportes vão ter uma subida de preços. Por exemplo, no Metropolitano de Lisboa existirá uma atualização entre 14 a 20 cêntimos. Isto nos bilhetes pois os passes mantêm os preços de 2023. Na Carris e nos elétricos irá verificar-se um aumento de 10 cêntimos. Este é o mesmo valor aplicado pela Transtejo. Quanto à CP, existe um aumento de 6,25% nos bilhetes do alfa pendular. Já os restantes serviços contam com um aumento médio de 6,43%.

Portagens

Em 2024 irá verificar-se um aumento de mais de 2% nas portagens. Ainda assim, vão baixar os preços (30%) das portagens de seis ex-SCUT do Interior e Algarve.

Adeus, IVA zero

Pode preparar-se para dizer adeus à isenção de IVA que se verificava em 46 produtos alimentares. Ou seja, a passagem de 6 para 23% faz com que se verifique, à partida, um aumento nos preços desses produtos. Pau e bacalhau vão ter preços mais elevados. O primeiro para abater os custos da produção e o segundo pela menor quantidade deste peixe.

Medicamentos

Tal como aconteceu em 2023, também em 2024 podem subir os preços dos medicamentos mais baratos.

Tabaco

Estima-se que o preço de um maço de tabaco aumente, no mínimo, 30 cêntimos. E todos os produtos de tabaco vão ficar mais caros pois ficam indexados ao preço do tabaco normal.

Bebidas alcoólicas

Vem aí aumento de 10% do Imposto sobre o Álcool e Bebidas Alcoólicas. Ainda assim, foi aprovada uma proposta para corrigir a subida em bebidas com menos álcool.

Embalagens e sacos

As embalagens de plástico podem ter os preços aumentados. Já os sacos de plástico e as embalagens de alumínio começam a ser pagas. Ainda assim, existem algumas exceções.

Taxa turística paga pelos cruzeiros em Lisboa

É já no início do ano que passa a ser paga uma taxa turística pelos navios cruzeiros que atraquem em Lisboa. Serão cobrados 2 euros por casa passageiro que queira desembarcar para conhecer a Capital. Estima-se que este valor renda qualquer coisa como 1,2 milhões de euros à Câmara Municipal de Lisboa.

Texto: Bruno Seruca
Fotos: Shutterstock
PUB