Anorexia e depressão: O arrepiante testemunho do sobrinho de Rita Ferro Rodrigues

Rita Ferro Rodrigues recorreu às redes sociais para partilhar a história de João Maria, de apenas 20 anos. Jovem tem este distúrbio alimentar há um ano e chegou a pensar em suicídio.

09 Jul 2021 | 16:30
-A +A

Rita Ferro Rodrigues partilhou a história dramática do sobrinho, João Maria Salgado, que sofre de anorexia nervosa e depressão. A apresentadora escreveu um texto emotivo nas redes sociais para contar a história do jovem, de 20 anos, que chegou mesmo a pensar em suicídio, de forma a alertar que este distúrbio alimentar não afeta só as mulheres.

“Pensei muito antes de fazer esta partilha. E obviamente se a faço não é apenas com o consentimento do meu sobrinho, mas porque ele me pediu expressamente para o fazer – porque acredita que a partilha do que está a viver pode ajudar outras raparigas e outros rapazes. Sobretudo outros rapazes – porque ainda há a ideia de que a anorexia é só uma doença de raparigas. Não é”, começou por escrever. “Não vou tirar o lugar da fala ao João Maria – se o seguirem vão perceber a sorte que tenho em ter uma pessoa linda como esta, nos meus afetos. O meu sobrinho é um miúdo muito inteligente, muito sensível, muito querido, muito exigente com ele próprio – talvez até demasiado – e que luta contra todas as suas forças contra uma anorexia grave”, acrescentou.

Rita Ferro Rodrigues refere ainda o ano difícil que tem tido a nível familiar – o filho esteve internado várias semanas e, mais recentemente, o companheiro, Ruben Vieira, também foi operado – mas deixa um apelo aos leitores que queiram seguir João nas redes sociais para ficarem a conhecer melhor a sua história: “É um dos meus heróis este menino que conheço desde os cinco anos e que adoro como um filho. Também é uma das minhas maiores angústias e preocupações no momento. Ele sabe. Este ano não tem sido fácil. Para esta família e para tantas outras como nós .
Não há segredos. Se decidirem ouvir o João Maria por favor levem-lhe só amor. Ele é um ser humano especial, tão sensível e belo. Levem -lhe só amor e esperança.
Love u meu querido sobrinho .

Rita Ferro Rodrigues partilhou testemunho do sobrinho

Nas instastories, Rita Ferro Rodrigues partilhou o texto escrito pelo sobrinho, no qual este expõe o seu problema de saúde. “Há sensivelmente um ano comecei a ter problemas com a comida. Comecei a reduzir tudo o que não era saudável com o objetivo de alcançar tudo o que na minha mente seria a melhor forma física”, começou por contar João Maria.

O jovem revelou que, numa primeira fase, começou por ‘cortar’ doces e fast-food, mas que depressa a perda de peso se tornou numa obsessão: “Tinha 73 quilos, baixei para os 70, 69… 67… 65… 62… E nesse momento já teriam passado seis meses em que me teria fechado em casa, sem falar com ninguém. A deixar para trás todas as pessoas que me amam e adoram”. O jovem achava que 60 quilos era o peso ideal e revelou que o corpo começou a mudar: “Os meus ossos a sobressair e a minha família sem saber o que fazer, porque eu nunca deixei que me ajudassem”.

“Posso dizer-vos que infelizmente cheguei a escrever uma carta de despedida, porque nem o meu objetivo de ‘ficar forte’ estava a resultar”, acrescentou ainda.
Leia o relato completo de João Maria na nossa galeria de imagens.

Texto: Patrícia Correia Branco; Fotos: Reprodução redes sociais

Veja também:
Rita Ferro Rodrigues revela novos detalhes da recuperação de Ben

PUB
Top