António Cordeiro usa capacete e colete salva-vidas. Mulher assume cansaço com doença

Em entrevista exclusiva, Helena Almeida, a mulher de António Cordeiro, revela o dramático dia-a-dia que o casal vive desde que foi diagnosticada uma doença rara ao ator.

06 Set 2019 | 18:30
-A +A

Há um ano, a TV 7 Dias revelava em primeira mão que António Cordeiro lutava contra uma doença degenerativa. Agora, é a mulher do ator, Helena Almeida, que conta como o casal vive um dia-a-dia repleto de lutas e angústia.

O ator usa capacete e colete salva-vidas em casa para atenuar os efeitos das quedas que a Paralisia Supranuclear Progressiva lhe provoca. A gastar cerca de 400 euros por mês em medicamentos e sem cura à vista, António Cordeiro vive do pé-de-meia de uma vida e da generosidade de outros.

«Já lhe tenho dito que estou farta», confessa a mulher do ator

 

Cuidadora a tempo inteiro, Helena Almeida já apresenta sinais de esgotamento: «Já lhe tenho dito que estou farta». Quão aterrorizador é viver – ou sobreviver – preso no próprio corpo? António Cordeiro tem a resposta há três anos, altura em que o mundo ruiu.

O seu e o da mulher, Helena Almeida, que assume, desde então, o papel de cuidadora 24 horas por dia. Paralisia Supranuclear Progressiva é o nome da doença rara, incurável e degenerativa que abalou o ator, hoje com 60 anos, e que lhe foi diagnosticada no verão de 2017. Um ano depois, tornou-a pública à TV 7 Dias. E agora, como está António Cordeiro?

 

Leia toda a reportagem na edição da TV 7 Dias que está em banca.

 

Texto: Dúlio Silva | Fotografias: Impala

 

Recorde ainda:
António Cordeiro revela: «dores na alma são mais fortes que as do corpo»
Como está António Cordeiro? «Tem necessidade de andar sempre acompanhado»

PUB
Top