António Costa apresenta demissão

António Costa falou ao país e apresentou demissão.

07 Nov 2023 | 14:30
-A +A

As autoridades realizaram buscas num processo que envolve o ministro das Infraestrturas João Galamba, o ex-ministro do Ambiente João Matos Fernandes e também o empresário Diogo Lacerda Machado. Que é visto como sendo o melhor amigo do primeiro-ministro António Costa.

Leia ainda: Cantor morre após picada de aranha

Sara Sampaio dá que falar com aquele que é descrito como o biquíni mais pequeno

A informação está a ser avançada pela SIC Notícias. Já o Público refere que foi detido o chefe de gabinete de António Costa, Vítor Escária. E ainda o consultor próximo de António Costa, Diogo Lacerda Machado e o presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascaranha. O jornal salienta ainda que estão igualmente detidos dois executivos de empresas. Em causa está o processo que investiga os negócios de hidrogénio e de lítio.

António Costa apresenta demissão

O primeiro-ministro falou ao país após ter tido duas reuniões com o Presidente da República. António Costa começou por revelar que foi ou será instaurado um processo crime: “Já foi ou irá ser instaurado um processo crime contra mim. Estou disposto a colaborar com a justiça. Quero dizer olhos nos olhos aos portugueses que não me pesa na consciência qualquer ato ilícito”. O primeiro-ministro acabou por confirmar a sua demissão após oito anos no Governo: “A dignidade das funções de primeiro-ministro não é compatível com qualquer ato criminal (…). Posto isto, apresentei a minha demissão”.

Consequências para o Governo de António Costa

Neste momento estão a decorrer buscas em São Bento, naquela que é a residência oficial de António Costa. Toda esta polémica está a dar origem a uma grande discussão. Que passa por saber o que irá acontecer ao Governo socialista, com algumas vozes a defenderem que o primeiro-ministro não poderá continuar em funções. Até ao momento, as informações dão conta de que as buscas não estarão relacionadas com o primeiro-ministro.

Texto: Bruno Seruca
Fotos: Impala e reprodução Instagram
PUB