Agora é oficial! António José Teixeira tem luz verde para liderar Informação da RTP

A ERC deu um «parecer favorável» à Direção de Informação encabeçada por António José Teixeira e anunciada pela RTP há 20 dias. A equipa de Maria Flor Pedroso foi, por isso, exonerada.

27 Jan 2020 | 21:31
-A +A

A ERC decidiu, está decidido. O Conselho Regulador Entidade Reguladora para a Comunicação Social anunciou, esta segunda-feira, 27 de janeiro, em comunicado, que deliberou «dar parecer favorável às destituições de Maria Flor Pedroso, do cargo de Diretora de Informação de Televisão e de António José Teixeira, Hugo Gilberto, Cândida Pinto e Helena Garrido, dos cargos de Diretores Adjuntos de Informação de Televisão, bem como às nomeações apresentadas pelo Conselho de Administração da RTP para o desempenho dos referidos cargos.»

Desta forma, António José Teixeira recebe luz verde deste organismo para liderar a Informação da estação pública de televisão. Adília Godinho, Carlos Daniel, Hugo Gilberto e Joana Garcia serão seus adjuntos.

 

Fragoso levou chumbo da ERC

 

A decisão é conhecida precisamente 20 dias depois de o Conselho de Administração da RTP, presidido por Gonçalo Reis, ter nomeado António José Teixeira Diretor de Informação. Esta indigitação surgiu na sequência de a indicação de José Fragoso para acumular a Direção de Programas com a de Informação do canal público ter recebido parecer negativo da ERC.

«O Conselho Regulador da ERC, reunido a 23 de dezembro de 2019, deliberou dar parecer negativo à proposta de acumulação dos cargos de Director de Programas da RTP1, RTP Internacional e RTP3 com os cargos de Director de Informação da RTP1, RTP Internacional e RTP3, ficando prejudicada qualquer outra apreciação das nomeações apresentadas até ao envio de novo pedido de parecer», justificou, então, o regulador.

António José Teixeira integra a Direção de Informação da televisão do Estado desde 2016, primeiro como adjunto de Paulo Dentinho e depois como adjunto de Maria Flor Pedroso. Esta, recorde-se, pediu demissão à administração liderada por Gonçalo Reis, em dezembro, na sequência de várias polémicas que não lhe deram «condições para prossecução de um trabalho sério, respeitado e construtivo» na Informação da RTP. A intenção foi aprovada pelo Conselho de Administração.

Este será o maior desafio profissional para António José Teixeira. Em televisão, o jornalista dirigiu a SIC Notícias entre 2007 e 2015, altura em que saiu do grupo que detém o canal «a seu pedido», como foi explicado na altura.

 

Adeus sem glória

 

As trocas e baldrocas na Informação da RTP foram desencadeadas com o pedido de demissão apresentado por Maria Flor Pedroso. Na sequência de várias polémicas envolvendo o programa de investigação Sexta às 9, apresentado e coordenado por Sandra Felgueiras, a então Diretora de Informação entendeu que não tinha «condições para prossecução de um trabalho sério, respeitado e construtivo» na Informação da RTP.

A intenção foi aprovada pelo Conselho de Administração, que agradeceu «o trabalho desenvolvido de forma dedicada, competente e séria» de Maria Flor Pedroso. A jornalista estava no cargo desde outubro de 2018.

 

VEJA TAMBÉM:
72 horas depois, eles eram os mais populares do Festival RTP da Canção 2020
Em evento da RTP, Nuno Santos fala sobre o que vai fazer na TVI

 

Texto: Dúlio Silva; Fotografias: Arquivo Impala
PUB