Aprenda a fazer Amêijoas à Bulhão Pato, eleito o melhor prato de marisco do mundo

As famosas Amêijoas à Bulhão Pato acabam de ser eleitas o melhor prato de marisco do mundo. Aprenda a fazer este delicioso petisco com uma receita fácil de colocar em prática.

27 Out 2023 | 6:30
Aprenda a fazer Amêijoas à Bulhão Pato, eleito o melhor prato de marisco do mundo
-A +A

A gastronomia nacional volta a levar bem longe o nome do nosso País. De acordo com a Taste Atlas, as afamadas Amêijoas à Bulhão Pato são o melhor prato de marisco do mundo. Esta distinção foi partilhada nas redes sociais e muitos são aqueles que se mostram rendidos à iguaria que faz as delícias dos portugueses e estrangeiros.

Leia ainda: 4 dicas para comer castanhas assadas sem estragar a dieta

Os segredos da comida africana

“Nomeado em homenagem ao poeta do século XIX Raimundo António de Bulhão Pato, este simples prato português combina amêijoas e um saboroso molho à base de azeite, alho, sumo de limão e coentro fresco. Porém, o molho também pode ter vinho branco como um de ingredientes. As amêijoas à Bulhão Pato são normalmente apreciadas como aperitivo e normalmente servidas com pão como acompanhamento”, refere o site que atribui a distinção ao prato nacional.

A melhor receita de Amêijoas à Bulhão Pato

Agora que ficou a salivar com este petisco, partilhamos uma receita de Amêijoas à Bulhão Pato (para quatro pessoas). Que facilmente irá colocar em prática, que fará com que brilhe juntos dos seus e até poderá dizer que estão a comer aquela que foi considerada a melhor iguaria do mundo.

Ingredientes

2 dl de Azeite
5 dentes de Alho
1,8 kg de amêijoas
0,5 dl de Vinho Branco
1 raminho de coentros
1 limão
sal q.b.
pimenta q.b.

Preparação

1 – Leve o azeite ao lume e quando estiver bem quente, acrescente os alhos laminados. Junte as amêijoas e deixe que abram um pouco.

2 – Regue com o vinho e acrescente os coentros, reservando algumas folhas. Tempere com sal e pimenta, tape o tacho e cozinhe até que abram por completo.

3 – Retire e transfira as amêijoas para a travessa. Decore com os coentros reservados, com gomos de limão e sirva.

Texto: Bruno Seruca
Fotos: Shutterstock
PUB