As revelações de Manuela Couto: a nova novela, a menopausa e o divórcio

Manuela Couto integra o elenco da próxima novela da SIC, “Sangue Oculto”. A atriz fala das semelhanças com a sua personagem e ainda do facto de viver sozinha.

10 Set 2022 | 8:10
-A +A

Depois da inesquecível Carminho em “A Serra”, Manuela Couto já grava “Sangue Oculto” no papel de Remédios. Apresentando-se com uma nova cor de cabelo – mudança que partiu de uma sugestão sua –, a atriz descreve a sua personagem de “mulher fogosa, muito determinada, que leva tudo à frente, muito mãe galinha e viúva há alguns anos”.

Mãe de Pedro (Cristóvão Campos), Remédios tem uma relação com o corpo diferente da da atriz que lhe dá vida, apresentando-se muitas vezes “com uns decotes” pronunciados. “Ela gosta de se mostrar. Eu não sou nada assim”, contrasta Manuela Couto, destacando outras características da sua personagem: “Ela balança muito entre uma ligeira assertividade e, por outro lado, é muito emotiva na relação que tem com os miúdos mais novos que estão no parque de campismo.”

Apesar de não se identificar com a ousadia da personagem, Manuela Couto garante que se sente confortável com as indumentárias. “Adoro! E adoro fazer cenas com as pernas de fora”, ri-se. Mais a sério, lembra uma importante mensagem que pode passar ao público com a sua Remédios: “Vive bem com o corpo que tens, porque é o único que tens. Se não gostas dele, não é fixe”. Uma mensagem que, assegura, leva em conta. “Aceito bem o meu corpo, mas estou sempre com a preocupação de estar bem. Faço exercício físico todos os dias. Além de fazer ioga, pilates e body balance, agora faço todos os dias, durante 15 minutos, uma espécie de aeróbica em casa. Mas todos os dias mesmo! Hoje, levantei-me às 6 horas para fazer, porque entrava aqui às 8”, conta, à margem de um mais um dia de gravações de “Sangue Oculto”.

Este foi um hábito que adquiriu “há dois, três meses”: “O meu corpo começou a mudar e comecei a engordar. Finalmente devo ter feito a menopausa. Felizmente, não tive outros sintomas, mas tive este. E é muito surpreendente, porque, de repente, o meu corpo tomou uma forma que não era a habitual. Isso fez-me muita confusão. Não consegui vestir a minha roupa e não estar a comer mais, porque eram outras razões. Decidi ir a uma boa nutricionista.” Com “alguns acertos”, a atriz emagreceu “dois quilos”. “Não é muito, mas é aquilo de que eu precisava.”

Com uma vida profissional ativa, Manuela Couto lembra ainda as voltas que a sua vida sofreu há “dois anos”, quando se divorciou do geólogo Pedro Tenrinha, com quem estava casada há quase três décadas. “A minha vida mudou. Divorciei-me e agora vivo sozinha. O meu filho Manel foi agora de Erasmus, durante seis meses, para Viena de Áustria. O meu filho João trabalha e tem a sua casa. Muitas vezes, passo os fins de semana sozinha, sem fazer nada”, conta. Uma realidade com a qual convive bem. Aliás, melhor do que estava à espera. “Nunca pensei que fosse gostar tanto… Fiquei surpreendida. Nunca tinha vivido sozinha. Saí de casa dos meus pais, fui passar um fim de semana a casa da Cucha Carvalheiro e fiquei lá cinco anos. Só saí de lá para casar-me”, recorda, assumindo que viver sozinha “era uma coisa que a preocupava de alguma forma”. “Como é que vai ser?! Foi tão bom!”, responde.

Texto: Dúlio Silva; Fotos: Zito Colaço e Impala

PUB