“Assusta-me um bocadinho”. Alexandra Lencastre abre o coração para falar das filhas

Alexandra Lencastre sublinha o orgulho que sente pela filha mais velha, também atriz, e realça a saudade que tem da mais nova, que vive em Inglaterra.

25 Set 2022 | 15:50
-A +A

Alexandra Lencastre diz-se “numa fase mais tranquila”. Recusando falar sobre o polémico fim do namoro com Nuno Fernandes, a atriz afirma: “Estou a amadurecer e estou num processo de aprendizagem para me conhecer melhor, para me saber defender, para não stressar tanto e stressar os outros. Senti que era essencial.”

Em conversa com a TV 7 Dias, destaca o papel que os amigos têm tido na sua vida. “São pessoas que não fazem parte deste meio [da televisão] e isso é muito refrescante. No meio desta gente, não me sinto um cromo, não sinto que a Alexandra Lencastre é um rótulo. Preciso de ser mais vezes a Alexandra e menos a Alexandra Lencastre. Já são 38 anos… Às vezes, estou um bocado cansada”, assume.

O sorriso volta quando o tema são as filhas. “Muito orgulhosa” de Margarida Bakker, que integra o elenco da série “Praxx”, da plataforma de streaming da SIC, OPTO, Alexandra Lencastre exalta o “talento” que a filha tem. “Ela é muito diferente de mim como atriz. É muito mais intuitiva do que eu e arrisca mais. Eu era irreverente, mas nunca fui para fora de pé. Já ela tem uma fúria… A Margarida é capaz de, numa cena de violência em que lhe dão liberdade para improvisar, partir tudo. Atira-se de cabeça e isso assusta-me um bocadinho, mas também me enche de orgulho, porque somos diferentes. E ainda bem, porque já chega ter uma mãe atriz e ter sempre o peso de ser ‘filha de’”, desabafa.

Também por isso, Margarida adotou o apelido do pai, o diretor-geral da Plural Entertainment Portugal, Piet-Hein Bakker, para o seu nome artístico. A mãe “adoraria” que a filha usasse o seu apelido, mas entende a decisão da jovem. “Acho que ela faz muito bem. Sente-se mais livre. De mim, elas ouvem sempre qualquer coisa, seja mal ou bem, e ficam desconfortáveis. Assim, têm uma identidade própria e desvinculada de mim”, justifica.

A propósito da ausência de Catarina Bakker, que está emigrada em Inglaterra “há cinco anos”, a atriz afirma que o seu coração “está partido há muito tempo”. “Estou bastante mais calma, mas é difícil habituar-me. Ainda por cima, a Catarina é a mais nova e era a mais dependente. Ela saiu de casa e, de repente, quando fui a Londres visitá-la pela primeira vez, tinha tudo organizado… Não imaginava que ela crescesse tão depressa”, constata.

Agora, Alexandra Lencastre diz-se “desejosa de voltar a trabalhar”. Confirmando o que a TV 7 Dias já tinha revelado, a atriz garante a sua presença no elenco da “próxima novela” da SIC, cujos trabalhos arrancam ainda neste ano. Recentemente, para a série biográfica de Marco Paulo, deu vida a Lili Caneças, com quem falou antes de gravar. “Até pedi para ela falar um bocadinho para eu apanhar o jeito”, conta, acrescentando: “Gosto imenso dela e dou-me bem com ela.”

Texto: Dúlio Silva; Fotos: Reprodução redes sociais
PUB