Ator brasileiro fala sobre Portugal: «País pequeno e mal pago»

Embora feliz em Portugal, o ator brasileiro não esconde alguns obstáculos em solo luso, tal como a dificuldade em entrar no mercado de trabalho.

23 Nov 2019 | 9:50
-A +A

Neto da consagrada atriz brasileira Tônia Carrero, falecida no último ano, Miguel Thiré atravessou o Atlântico aos 33 anos, deixando o Rio de Janeiro para trás. Apaixonado por Portugal, o ator, que já conquistou o carinho dos portugueses, revela que não é fácil deixar a família e os amigos para trás e construir uma nova vida noutro país.

«Por mais que seja um dos eixos mais fáceis para um brasileiro vir para Portugal, por causa da língua e da comunidade de atores já ter entrado aqui, por conta das telenovelas, ainda assim sou estrangeiro», explica, prosseguindo: «Depois entras numa rotina e numa realidade e as dificuldades saltam à vista. Nem sempre é fácil entrar no mercado de trabalho. O País é pequeno e ganha-se pouco, ainda para mais agora, que os custos em Lisboa estão altos.»

Apesar das dificuldades iniciais, o ator, que poderá ser visto no Casino Lisboa em A Peça que Dá Para o Torto, está «feliz» e satisfeito com as oportunidades que têm surgido. «É a primeira vez que me sinto a entrar numa produção genuinamente portuguesa e a fazer uma personagem que não é escrita por um brasileiro. Passei no casting porque acharam que o meu trabalho valia a pena. Estou muito feliz por estar a dar esse passo.»

Antes de arrancarem os ensaios deste espetáculo, Miguel irá para o Brasil. «Vou passar o mês de dezembro no Rio de Janeiro, para aquece as articulações, mas sinto muitas saudades dos amigos, da família e de alguns temperamentos. Eu gosto muito de Lisboa, gosto mesmo muito de Portugal», remata.

Um bom garfo!

 

Miguel adora viajar por Portugal. «Vou curtindo Lisboa e o País e há pouco tempo estive na Serra da Estrela. Fiquei apaixonado!» No entanto, não foi só a beleza do País que encantou o ator. “Gosto muito do bacalhau e é quase uma ofensa nacional quando digo que não gosto de pastéis de nata. Eu não gosto de doces. Agora bacalhau e alheira é um sonho.»

Textos: Telma Santos; Fotos: Helena Morais

 

Veja também:
Carlos Costa assume «química especial» com ator brasileiro!
Ator brasileiro perde a cabeça após ser impedido de fumar dentro de restaurante!

PUB
Top