Ator da SIC mostra carro de polícia nas ruas a mandar pessoas para casa. Veja o vídeo!

Miguel Costa, ator da SIC, publicou um vídeo gravado em Bragança em que mostra um carro da polícia a patrulhar a rua e a mandar as pessoas para dentro das suas casas. Assista às imagens!

20 Mar 2020 | 22:20
-A +A

Marcelo Rebelo de Sousa decretou estado de emergência esta quarta-feira, dia 18 de março. Por todo o país têm-se sentido algumas diferenças no dia-a-dia. Esta quinta-feira, dia 19, Miguel Costa publicou um vídeo na Internet gravado em Bragança que gerou muitas reações por parte dos Internautas.

Nas imagens partilhadas pelo ator da SIC, é possível ver um carro das autoridades policiais a andar na rua e ouve-se a mensagem de alerta: «Fiquem em casa».

Veja o vídeo:

 

Lista do que pode e não pode fazer

 

1. Encerramento de todas as actividades comerciais que impliquem presença de clientes, à excepção de supermercados, postos de combustível, farmácias e Bancos. A venda à porta não é proibida. Será criada uma lista de estabelecimentos que terão obrigatoriamente de fechar e outros que terão de abrir, como, por exemplo, lojas de alimentaçaõ para animais.

2. Manutenção de restaurantes e bares, mas apenas na venda para fora ou entregas em casa;

3. O teletrabalho deixa de ser facultativo e passa a ser obrigatório para todas as funções que puderem ser feitas a partir de casa;

4. Serviços públicos reduzidos ao essencial;

5. Encerramento de todas as instituições culturais, bibliotecas, locais de atividades de lazer, incluindo cinemas, teatros, parques de diversões, academias, agremiações, clubes e bares entre outros;

6. Manter em funcionamento dos órgãos de comunicação social, mas com medidas de distanciamento social;

7. Diminuição da lotação dos transportes públicos;

O lado positivo

As autoridades de saúde recomendam especial atenção e apoio aos idosos isolados e aos sem-abrigo. Além disso, a DGS alerta para que se promova o acesso a bens essenciais entregues no domicílio para grupos de maior risco, principalmente para quem tem mais de 65 anos. A DGS sugere a cooperação de autarquias e Instituições Particulares de Solidariedade Social, mas cada um de nós pode também fazer esse papel, oferecendo-se para ajudar um vizinho nestas condições.

Veja também:
Presidente do Sporting deixa filho de 3 meses e vai combater a pandemia da Covid-19
Coronavírus: Ex-Love On Top mostra revolta e desespero nas ruas (vídeo)
PUB