Portugueses no Brasil de quarentena. Gravações de novela da Globo estão suspensas

Ricardo Pereira, Maria João Bastos e Pedro Carvalho apelam à quarentena voluntária. Os três trabalham ou trabalharam para a Globo, que pôs em prática ações preventivas de contágio do novo coronavírus

16 Mar 2020 | 19:30
-A +A

É o tema do momento e será pelos próximos tempos. Com o número de casos de pessoas infetadas com o novo coronavírus, que provoca a doença Covid-19, a aumentar em Portugal e todo o mundo, toda a cautela é pouca. No Brasil, atores portugueses partilham essa mesma mensagem.

Ricardo Pereira, por exemplo, partilhou um texto em que apela ao isolamento profilático para evitar a propagação do vírus que, naquele país, segundo o último balanço, já infetou 200 pessoas. Há 1913 casos suspeitos.

Ora, além do pedido, o ator português fez saber que foi adiada a estreia do filme De Perto Ela Não É Normal, cujo elenco integra, ao lado de nomes como Ivete Sangalo, Suzana Pires, Angélica e Henri Castelli. «Devido à pandemia da Covid-19, […] com a prudência e atenção para com os nossos espectadores e realizadores, tomámos a difícil decisão de adiar a estreia do filme De Perto Ela Não É Normal, que seria realizada no dia 2 de abril em cinemas de todo o Brasil», indica uma nota de imprensa.

«Acreditamos na nossa responsabilidade como agentes de entretenimento e pedimos que aguardem informações com nova data para o lançamento, assim que o momento estiver alinhado com a leveza e a diversão que essa obra guarda para o seu público», informam ainda a H2O Filmes e a Escarlate.

 

Maria João Bastos e Pedro Carvalho de quarentena

 

Ricardo Pereira não é o único ator português a viver no outro lado do oceano Atlântico. Pedro Carvalho é outro dos nomes que faz vida no Brasil e também ele sensibilizou o público brasileiro que o segue na Internet para optarem pela quarentena voluntária.

«Apesar de o recolhimento obrigatório ainda não ter sido decretado no Brasil, na sua totalidade, o que não deve tardar a acontecer, é nosso dever cívico optarmos por um recolhimento voluntário, protegendo-nos a nós e à comunidade, impedindo que este vírus se propague e dando tempo às incansáveis equipas de médicos e corpos docentes que cuidem de quem realmente precisa e não cheguem ao ponto de ter que optar por quem morre ou vive, como está acontecendo em alguns países da Europa», diz Pedro Carvalho numa longa mensagem.

Maria João Bastos segue-lhe os passos, informando que se encontra no Brasil e não em Portugal, onde recentemente terminou de gravar a novela da TVI Na Corda Bamba. Agora, permanece no Brasil em isolamento profilático.

«A minha ‘quarentena’ começou aqui, no Rio de Janeiro. Da janela de casa vejo a sempre linda Lagoa Rodrigo de Freitas e procuro um Cristo Redentor que teima em se esconder! Espero ansiosamente o dia de regressar a Portugal, porque quero estar no meu país, junto dos meus, juntos dos que amo e quero cuidar! Vou isolar-me em casa, porque sei que essa é a única forma de ajudar os que amo, o meu país, os nossos médicos e quem realmente precisa e vai precisar! É a única forma de salvar vidas!», exclama a atriz, que acrescenta: «Fiquemos unidos, todos por todos! Cancelem tudo, fiquem em casa!»

 

Gravações da principal novela da Globo suspensas

 

O que têm em comum Ricardo Pereira, Pedro Carvalho e Maria João Bastos? Os três trabalham ou já trabalharam para a Globo, o maior grupo de comunicação do Brasil. E também esta empresa já arrancou com um plano de contingência para evitar a propagação do novo coronavírus.

Uma das primeiras medidas foi a pensar no público, procedendo a alterações na sua grelha de programação para dar mais tempo de antena à Informação. Na sequência disso, foi suspenso o programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga, que integra um dos grupos de risco por estar a lutar contra um cancro do pulmão. 

«Atenta aos desdobramentos e impactos do avanço da Covid-19 no Brasil e no mundo, a Globo está a adaptar a sua programação e a ampliar o espaço para o Jornalismo, levando em conta os interesses e necessidades do público», informa a Globo numa nota.

Quanto aos programas que continuam no ar e os que até agora eram feitos com público em estúdio, tal deixa de acontecer. Esta medida afeta programas como o reality show Big Brother Brasil 20 e o Domingão do Faustão, que, este domingo, pela primeira vez em 31 anos, foi feito sem plateia.

 

 

A imprensa brasileira noticia ainda que foram suspensas as gravações da novela Amor de Mãe, que a SIC estreou este domingo e que, na Globo, é transmitida às 21 horas, o principal horário de exibição. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a estação não quis comentar a notícia nem mesmo revelar se esta medida foi tomada por haver suspeita de casos de infeção com Covid-19 no elenco ou na equipa técnica da trama.

Quanto às medidas oficializadas, a Globo fez saber, também numa nota de imprensa, que estas «são por tempo indeterminado» e que «as mudanças serão informadas ao público na medida em que forem definidas».

 

VEJA TAMBÉM:
ÚLTIMA HORA! Covid-19: Primeira vítima mortal confirmada em Portugal
Covid-19: Tem uma pessoa infetada em casa? Saiba que precauções deve tomar
Covid-19: Afinal, de quanto em quanto tempo temos de desinfetar as mãos?

 

Texto: Dúlio Silva; Fotografias: Arquivo Impala e reprodução redes sociais

PUB
Top