Baralha e dá de novo: RTP1, SIC e TVI com mais ficção e entretenimento na nova temporada

Não espere muita inovação na rentrée que está a arrancar. Em equipa vencedora não se mexe e, portanto, as estações apostam os seus orçamentos em produtos que já conquistaram boas prestações.

05 Set 2022 | 8:10
-A +A

Não espere muita inovação na rentrée que está a arrancar. Em equipa vencedora não se mexe e, portanto, as estações apostam os seus orçamentos em produtos que, no passado, conquistaram boas prestações. Repetirão o feito?

CAIXA: RTP 1 – É à escolha do freguês!

 

É o canal com a oferta mais diversificada, mas é inevitável não começar por elencar as séries que estão a caminho. Entre elas, está Motel Valquíriras, thriller cómico co-produzido com a TV Galicia e que tem como protagonistas Marina Mota e Maria João Bastos. Cavalos de Corrida, que tem com pano de fundo um Portugal prestes a entrar na CEE, acompanha a história e as motivações pessoas de uma quadrilha de assaltantes e conta com nomes Filipa Areosa, João Vicente, Maria João Pinho, Miguel Guilherme e Soraia Chaves. Destaque também para a nova adaptação de O Crime do Padre Amaro. Desta vez, a adaptação do romance de Eça de Queiroz será protagonizada por José Condessa e Bárbara Branco. A longa lista de ficção inclui ainda as séries Lusitânia, Cuba Livre, Capitães do Açúcar e a temporada que está por estrear-se de Conta-me Como Foi, bem como o conjunto de telefilmes que integram o projeto Contado por Mulheres. A produção de ficção para a RTP 1, estando atualmente a decorrer as gravações de Códex 362 (baseado no livro homónimo de José Rodrigues dos Santos, é uma co-produção com a Globoplay e tem o português Paulo Pires e a brasileira Deborah Secco nos papéis principais) e Madrugada Suja (adaptação do livro com o mesmo nome de Miguel Sousa Tavares, com os atores Victoria Guerra e Gonçalo Waddington).

No campo do entretenimento, o concurso O Preço Certo, de Fernando Mendes, está a celebrar 20 anos de emissões. Para o fim de semana, estão a chegar novas temporadas de The Voice Portugal, MasterChef Portugal e Taskmaster, que regressa depois de uma primeira edição particularmente entusiasmante em audiências. De realçar ainda o regresso de Herman José a Cá Por Casa, enquanto Filomena Cautela prepara a terceira temporada de Programa Cautelar.

As grandes competições mundiais de futebol também têm espaço na antena do primeiro canal estatal: a Liga das Nações regressa em setembro e o Mundial 2022, no Catar, arranca em novembro

.

CAIXA: SIC – Objetivo: relançar ficção

 

Embora permaneça líder de audiências no cômputo geral, é incontestável a quebra nos resultados obtidos pela SIC na ficção portuguesa desde que, em Queluz de Baixo, chegou Festa É Festa. Apelidada como “a novela das novelas”, Lua de Mel não vingou e, portanto, O Segredo chega com a difícil tarefa de suplantar as audiências da antecessora, derrotar a ficção da TVI e, consequentemente, relançar a ficção da SIC. Protagonizada por Sara Matos, que dá vida a três (!) gémeas, a nova novela conta com um elenco de luxo composto por Sofia Alves, Luana Piovani, António Pedro Cerdeira, João Catarré, Mariana Pacheco, Cristóvão Campos, Júlia Palha e Lia Gama, entre outros. Em outubro, arrancam as gravações de uma nova trama, com Cláudia Vieira e Alexandra Lencastre.

Na área do entretenimento, repete-se a escolha de Clara de Sousa como apresentadora dos Globos de Ouro (a cerimónia está marcada para 2 de outubro), repete-se o trunfo chamado Quem Quer Namorar com o Agricultor?, com Andreia Rodrigues, e repete-se a aposta em Terra Nossa, com César Mourão de volta com novos episódios. O rei dos domingos à noite também está de regresso: ausente desde maio, Ricardo Araújo Pereira retorna, claro, em Isto É Gozar Com Quem Trabalha.

A fase de grupos da Liga Europa, com o SC Braga em competição, começa em setembro.

 

CAIXA: TVI – Fichas todas no Big Brother

 

Pelos lados de Queluz de Baixo, José Eduardo Moniz já prometeu estar “a trabalhar muito para que, a partir de setembro e nos próximos meses, não exatamente em setembro, o espectador possa ser surpreendido com coisas boas” e, por fim, alcançar a tão desejada liderança. Mas as novidades conhecidas são, para já, poucas. E, as que se conhecem, não são necessariamente novas. Com estreia apontada para o dia 11 de setembro, o Big Brother regressa com Cristina Ferreira e, segundo já revelou a TV 7 Dias, com concorrentes anónimos e famosos, a jogarem em duplas. Galinha dos ovos de ouro da TVI, o reality show vai ocupar vários horários da programação onde, nos últimos meses, as audiências estão longe de ser positivas: 18h00, com Ouro Verde; 19h00, com Rua das Flores; e 00h00, com Na Corda Bamba. Antes, no dia 2 de setembro, Bruno de Carvalho e Liliana Almeida contraem matrimónio numa cerimónia que será exibida pela TVI, com o canal a querer repetir o êxito que foi a transmissão do casamento de Marta Cardoso e Marco Borges, também eles então saídos da casa mais vigiada do País.

Destaque também para o dia que antecede o regresso do Big Brother à antena da TVI. É para esse sábado que está marcada a segunda edição do evento que mistura a vida real com a ficção vivida em Festa É Festa. Em direto da Aldeia da Bela Vida, que na verdade é a Aldeia Galega da Merceana, em Alenquer, A Festa vai celebrar o sucesso da novela com atores e apresentadores da TVI. Nessa noite, é transmitido o último episódio da quarta temporada da trama protagonizada por Pedro Alves e Pedro Teixeira. Na segunda-feira, dia 12, arranca a quinta, com Susana Mendes e Joaquim Nicolau a reforçar o elenco para um novo renascimento de uma história que está para durar.

O futebol também tem espaço na TVI: a fase de grupos da Liga dos Campeões, com as presenças de FC Porto, Sporting e Benfica, tem início marcado para 6 de setembro.

 

Texto: Dúlio Silva (dulio.silva@worldimpalanet.com); Fotos: Arquivo Impala e Divulgação RTP/SIC/TVI

PUB