O diário desta terça-feira, dia 7 de maio, do programa da SIC Quem quer namorar com o agricultor? ficou marcado pela saída de Raquel Mariano da herdade de João Menezes. A decisão da candidata levou não só a própria às lágrimas como Tatiana Valério, cada vez mais cúmplice do agricultor.
João Menezes
Raquel Mariano toma a decisão de abandonar a quinta de João Menezes e nada nem ninguém a conseguirá demover de tal. «Após a ida ao Zoo, cheguei a casa e comecei a pensar que, se calhar, como isto é um programa sobre amor, não fazia muito sentido estar cá nesta fase. Como já encontrámos o casal, a parceira ideal para o João, já estou um bocadinho a mais», justifica a candidata. referindo-se ao agricultor e a Tatiana Valério, entre quem a cumplicidade é cada vez maior.
«Agora é eles aproveitarem e viverem os momentos os dois e não me terem como emplastro», continua, enquanto arruma os seus pertences na mala. «Apesar da amizade e de estarmos muito unidos, acho que, nesta fase, também é importante para eles estarem sozinhos. Eu já estou fora de cena, não faz parte de mim estar a fazer de vela», diz ainda.
Já de malas feitas, Raquel Mariano passa pelo casal para uma despedida que se revela emotiva. «Meninos, chegou a minha hora. Já não estou cá a fazer nada. Vocês já encontraram o amor, agora vou eu à procura do meu para outro sítio. Está na hora de me ir embora», diz a candidata, perante o espanto dos dois.
João Menezes confirma este sentimento. «Fiquei obviamente surpreendido pela atitude da Raquel […]. Por um lado, é bom, porque salvaguarda muito a posição dela e salvaguarda a posição da família dela, que era, de facto, o que mais me preocupava. Por outro lado, é mau, porque nos deixa tristes», afirma o agricultor em depoimento, admitindo, contudo, que, se estivesse no lugar da pretendente, «faria obviamente o mesmo».
«Mas quero sobrinhos, está bem? Quando for o casamento e houver sobrinhos, estarei aqui, sim?», brinca ainda Raquel. Tatiana e João abraçam-se, à vez, à amiga. Mais tarde, a emoção toma conta da concorrente que conquistou o coração do agricultor. «Não estava, de todo, à espera que ela saísse daquela forma. […] É um sentimento muito estranho», diz em lágrimas.
Já fora da herdade, localizada em Montemor-o-Novo, Raquel Mariano confessa, com os olhos marejados de lágrimas: «A saída custou-me um bocadinho. Estávamos muito unidos… Mas acho que eles compreenderam». «Desejo que sejam muito felizes. têm aqui uma amiga para a vida, sem dúvida alguma», completa.
Ivo Pires
Em Vinhais, e instigada por Patrícia Santos e Susana Ferreira a fazer um balanço da experiência, a mãe de Ivo Pires confessa: «Estou cansada. Gostei, mas cansou-me». «A minha vida não é esta. Tenho de trabalhar e, à parte, tenho de vos aturar. E isso é difícil para mim. A minha cabeça acaba por ficar baralhada», admite ainda a dona Zélia, como é carinhosamente tratadas pelas candidatas.
Palavras que custam digerir, como admite Susana. «Custa sempre um bocadinho, mas é bom ouvir o que ela tinha para nos dizer, como é que ela viveu a experiência e o que espera desta experiência. Mas custa. As despedidas custam muito», diz a pretendente.
Apesar do cansaço provocado por esta experiência, a mãe do agricultor confessa que tem pelas duas candidatas «uma amizade grande». «Vêm-me as lágrimas aos olhos. São muitos dias… E eu também tenho coração, não sou um monstro», afirma.
Com o coração amolecido, a dona Zélia acabar por deixar Susana emocionada. «Sei que vou ser amiga da Susana toda a vida. A Susana, para mim, é especial. É especial para mim e para o meu Zé [o marido e padrasto de Ivo]. É especial, pronto!», expõe, para a seguir completar: «É como se fosse da minha família.»
Susana só tem a agradecer. «Ela pensa isso de mim e agradeço imenso. Ela pensa que eu poderia ser a nora perfeita e agradeço imenso, porque viu em mim as qualidades que procurava para o filho», diz Susana.
Contudo, nem tudo é um mar de rosas para Zélia, que aponta uma razão que justifica, no seu ponto de vista, por que razão Susana não é a nora ideal: «Digo uma coisa e digo do fundo do coração: eu quero um neto e ela [Susana] não me podia dar esse neto. Porque, se ela pudesse, era ela a preferida. Se ela pudesse ter um filho, era ela a preferida.»
Zélia termina o seu discurso com uma convicção: «O meu filho, para Lisboa, não vai! Primeiro, porque não o deixo ir. Não se riam, porque é verdade. Eu não o deixo ir para Lisboa». E justifica: «Ele já foi uma vez. Vendeu o gado que tinha, vendeu um carro e foi para lá com uma namorada. Deixou lá o dinheiro todo. Veio para casa sem um cêntimo!»
VEJA TAMBÉM:
Mãe de Agricultor DESENTERRA assuntos do passado e CONFRONTA pretendente!
Na reta final, AGRICULTORES têm DÚVIDAS e candidatas DISCUTEM!
Bia PASSA-SE com agricultor João Bettencourt: «SÓ SABES VER O TEU LADO»