Cantor Artur Garcia foi casado com homem que escondeu “vida dupla” durante 21 anos

Júlia Pinheiro recebeu, no programa “Júlia”, da SIC, Eduardo Jorge Silva, de 66 anos. Trata-se do marido de Artur Garcia, cantor que morreu no dia 14 de abril deste ano.

17 Mai 2021 | 19:57
-A +A

Júlia Pinheiro recebeu, no programa “Júlia”, da SIC, nesta segunda-feira, 17 de maio, Eduardo Jorge Silva, de 66 anos. À primeira vista, este nome pode não lhe ser familiar, mas trata-se do marido de Artur Garcia, cantor que morreu no dia 14 de abril deste ano, na véspera de festejar o 84.º aniversário, depois de ter sofrido um AVC e ter estado internado durante vários dias. “Esta entrevista estava combinada há muito tempo, algum tempo antes desta personalidade acarinhada ter partido”, ressalva a estrela do canal no início da conversa.

Trata-se de um romance que durou mais de 50 anos, no entanto, a homossexualidade do artista era, até então, desconhecida publicamente. A apresentadora quis saber o porquê deste assunto ter permanecido no “segredo dos deuses” durante tantos anos. “O Artur nunca quis que se soubesse que tinha um namorado?”, pergunta.

“De forma concreta, não. Ele manteve sempre ‘o meu compadre’ para aqui, para acolá. Houve uma altura em que o ‘compadre’ tinha que acabar mesmo”, responde o convidado, garantindo que o companheiro nunca contou a verdade por causa da mãe, que era muito conservadora. Todavia, atira que “toda a gente sabia” e que “não era tabu nenhum”. “Nós andávamos juntos para todo o lado”, reforça.

Eduardo esteve casado com uma mulher durante 21 anos… e namorava com Artur Garcia ao mesmo tempo

Jorge, como é conhecido por quem o rodeia, foi casado com uma mulher durante 21 anos, com quem teve dois filhos, ao mesmo tempo em que namorava com o intérprete. O casamento aconteceu porque “queria sair de casa” e tinha apenas 17 anos. Pouco tempo depois conheceu melhor Artur Garcia, uma vez que eram do mesmo bairro e sempre se cumprimentaram. O namoro começou entretanto e de forma inesperada. Um conhecido de Eduardo Jorge estava interessado em Artur, só que tinha vergonha de falar com ele e fez-lhe um pedido caricato: que entrasse na loja de discos que o artista tinha e, ao vê-lo lá dentro, já teria um motivo para também entrar. Assim foi. No entanto, tudo correu ao contrário e quem se aproximou do cantor acabou mesmo por ser o convidado de Júlia Pinheiro.

“Ele é padrinho do meu filho”

“Ele é padrinho do meu filho, Artur Jorge, que tem o meu nome e o nome dele. Está com 44 anos agora. A minha mulher percebeu, mas nunca foi contra, nunca tocou em assunto nenhum. Um dia deu-me a ‘louca’ e tratei do divórcio sem ela saber. Ele ia lá a casa, essas coisas. Até hoje, ela nunca tocou em nada”, conta.

O entrevistado do vespertino da estação de Paço de Arcos revela que viveu uma “vida dupla” durante anos. “Saía do emprego, ia a casa, jantava e ia ter com ele. Anos assim”, continua.

Eduardo e Artur criaram um filho, neto biológico do primeiro, hoje com 24 anos. “A minha filha [que morreu devido a uma overdose] abandonou o bebé na maternidade”, diz, acrescentando que o cantor acabou por ser o pai adotivo da criança, para efeitos legais. “O Artur ficou como pai adotivo dele. Ele já era meu neto. Ficámos uma família ali, éramos um casal completo. Ele adorou, só que nem eu nem ele sabíamos mudar fraldas, mas aprendemos”, recorda, emocionado.

Texto: Ivan Silva; Fotos: DR

Veja também:
Morreu o cantor Artur Garcia. Tinha 83 anos

 

 

 

PUB