Netinho assustou os fãs ao dizer, esta quarta-feira, dia 7 de agosto, que foi submetido a um cateterismo ao coração. O cantor, de 53 anos, partilhou alguns vídeos antes e depois da operação, onde explica o procedimento e tranquiliza os seguidores.
«Foi tudo ótimo, graças a Deus e aos médicos. Nada como viver!», escreveu na legenda do vídeo onde explica que a operação correu bem e que já está em recuperação.
Antes de ser internado, o cantor contou que estava a ser sujeito a uma série de exames de check-up no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Foi através desses exames que lhe descobriram uma placa de gordura numa artéria na região do coração e os médicos avaliaram a necessidade de colocar um novo stent (uma endoprótese expansível, caracterizada como um tubo perfurado que é inserido num conduto do corpo).
«Estou ótimo aqui, apenas meio grogue da anestesia geral»
«Já tenho quatro, coloquei dois em 2015, dois em 2016 e agora quem sabe mais um. Quase um robocop», brincava antes da cirurgia.
Mais tarde, Netinho voltou às redes sociais deitado na cama do hospital para contar que fez o cateterismo e que, apesar de «grogue» [zonzo] com o efeito da anestesia, estava bem disposto. «Estou ótimo aqui, apenas meio grogue [zonzo] da anestesia geral. Quero dizer à minha família, à minha filha, aos meus amigos, aos meus fãs, que já já eu volto melhor ainda para fazer espetáculos», informou.
«Digo também que estou aqui neste hospital porque trabalhei a minha vida inteira para isto, nunca pedi favor nenhum. Agradeço ao doutor Kalil e todos que participaram da cirurgia. Obrigado», terminou.
O que é um cateterismo cardíaco?
O cateterismo cardíaco é um procedimento médico, realizado pelo cardiologista de intervenção, no qual é inserido um pequeno tubo (cateter) através de um vaso sanguíneo (habitualmente na artéria da virilha ou do pulso) até ao coração. Através do cateter é possível medir a pressão e os níveis de oxigénio dentro das artérias coronárias e, consequentemente, avaliar o funcionamento do coração.
Além de auxiliar no diagnóstico de doenças, como por exemplo a angina de peito, este procedimento pode ser utilizado em situações de emergência para determinar a localização exata de uma obstrução que esteja a causar um enfarte agudo do miocárdio.
O apresentador Júlio Isidro também foi submetido a este procedimento.
Texto: Mariana de Almeida; Fotos: AGNews e reprodução Instagram