Sabe o que é o car audio? Nós explicamos-lhe tudo!

Se é daqueles que gosta de viver e sentir a música, muitas vezes terá perdido alguma coisa ao ouvi-la no carro. Mas isso está prestes a mudar.

14 Fev 2020 | 7:55
-A +A

Sempre houve o desejo de ter no automóvel um ambiente perfeito para desfrutar da música com maior qualidade, emoção ou realismo. É assim que aparece o car áudio.

O car áudio pode ser descrito como o conjunto de técnicas que procuram melhorar o equipamento de som original de um carro, a fim de atender às nossas expectativas musicais.

Se quisermos dar um passo e melhorar a qualidade do som do nosso carro, teremos que dominar alguns conceitos básicos que nos ajudarão a entender e planear a melhoria que podemos fazer, sozinhos ou com a ajuda de um profissional.

Os componentes de áudio num automóvel

Fonte de som

A fonte de som é o cérebro do equipamento de som. O que todos conhecemos como auto-rádio.

Ele é responsável pela leitura da música, gravada digitalmente, em qualquer meio (CD, USB, cartões SD, bluetooth, iPod, rádio etc.), convertendo-a num sinal elétrico.

Este sinal elétrico será o começo da cadeia de áudio no sistema de som.

Dependendo da qualidade com que a fonte faz essa conversão (de dados gravados para sinal elétrico), esse som inicial terá uma qualidade mais alta ou mais baixa.

Portanto, a qualidade deste componente é um dos elementos chave de um sistema de som.

Algumas das especificações técnicas que nos ajudarão a distinguir qual a fonte que pode melhorar a qualidade são:

  • A relação S / R (sinal para ruído): quanto maior, melhor a qualidade do som.
  • Os bits da conversão digital em analógico: DAC de 24 bits recomendado para uma boa qualidade de som.
  • A tensão de saída do pré-amplificador: útil se usar um amplificador externo. Recomendado de 2 a 5V.
  • As possibilidades oferecidas pela filtragem e equalização: é recomendável que ofereça, pelo menos, equalização e alinhamento de tempos, para poder ajustar e adaptar o som posteriormente à acústica do espaço.
Não se esqueça que, para além disso, cada fabricante tende a dar um toque de “cor” ao som, por isso, é sempre aconselhável ouvir várias fontes antes de optar por uma ou outra.

 

Se precisar de um sistema de áudio para carro ou outras peças de automóvel, encontra acessórios em autopecasonline24.pt.

PUB
Top