O Brasil, mais concretamente Brumadinho – uma região metropolitana de Belo Horizonte – está a passar por um verdadeiro pesadelo. Esta sexta-feira, 25 de janeiro, a barragem da Vale rebentou, tendo arrastado pela lama um variado número de casas e pessoas. Até ao momento, já foram confirmadas 34 mortes.
Solidários com a tragédia que assombra Minas Gerais, algumas caras conhecidas do Brasil e de Portugal reagiram nas redes sociais.
Eduardo Madeira partilhou uma fotografia em que um homem surge agarrado a um bombeiro, no momento do resgate. Na legenda pode ler-se: «A tragédia de Minas Gerais no Brasil numa grande fotografia.»
Uma publicação partilhada por Eduardo Madeira (@eduardo.madeira8) a
Também Luana Piovani, a residir atualmente em Portugal, já reagiu. De «luto», como afirma, e mostrando-se revoltada, a atriz brasileira chega mesmo a pedir que Jair Bolsonaro que dê dignidade ao povo brasileiro.
Num vídeo partilhado nas redes sociais, Luana abre o coração e deixa a mensagem:
«O Brasil só sabe maltratar seus cidadão. Jair Bolsonaro o senhor precisa dar dignidade ao nosso povo. Que a Vale pague cada centavo de multa, que reconstruam as casas, dêem assistência aos acidentados e que a corja TODA SEJA PRESA E FIQUE POR LÁ. NãO FOI ACIDENTE, FOI CRIME!!!! A quantos ainda sobreviveremos? A ciclovia no Rio continua lá, para nos mostrar como ninguém toma providência de coisa nenhuma e ainda assim permitimos que nos ofereçam carnaval e futebol para vendarem os nossos olhos! POVO BRASILEIROO QUEM MANDA NESSA MERDA É A GENTE! Ou tomamos o país pelas rédeas ou ainda pisarão muito no nosso pescoço.»
Para além de Luana Piovani também outros atores brasileiros deixam a sua mensagem. Carolina Kasting, Marcello Antony e Thiago Rodrigues, atores da novela da TVI, Valor da Vida, não ficaram indiferentes à tragédia.