Carminho e a vontade de ser freira: «A minha relação com Deus vem antes de tudo»

Carminho seguiu o caminho da música mas podia muito bem ter seguido o da fé. A fadista revela que, em tempos, quis ser freira e desvenda a relação com a fé.

07 Jun 2019 | 16:52
-A +A

A música, mais precisamente o fado, faz parte da vida de Carminho e é algo pelo qual a fadista é verdadeiramente apaixonada. No entanto, a par disto, a religião sempre teve um lugar de grande importância na sua vida. A cantora esteve no programa de Cristina Ferreira, na SIC, em janeiro deste ano e, entre vários temas de conversa, a artista confessou que, em tempos, quis ser freira.

O assunto foi agora mais aprofundado na publicação mensal de Cristina Ferreira. «Surpreendeste-me quando estiveste no programa da Cristina, quando contaste que estiveste quase a ir para freira. Explica lá isso melhor, que idade tinhas?», questionou o rosto do canal de Paço de Arcos.

«Não sei que idade tinha», começou por dizer Carminho. «Não entrei nas freiras. O que aconteceu foi que eu achava que aquela vida delas era incrível. Desde pequenina sempre senti uma energia muito forte na igreja. Sempre fui com as minhas avós, e com a minha mãe, à missa», começa por explicar.

«Sentia-me bem e sentia, efetivamente, emoções fortes. Era um momento de alegria. Mesmo a catequese nunca foi uma chatice. Nunca foi uma chatice ir à missa. Aquilo de ires à missa com os pais, a partir de uma certa idade as crianças, os adolescentes, começam a escolher se querem ou não querem. Se aquilo faz sentido no caminho deles. E, para mim, sempre foi uma certeza. Nunca tive uma dúvida, por mais pequena que fosse», contou.

«Nunca tive dúvida da existência de Deus na minha vida»

Uma mulher de fé desde sempre, Carminho não esconde a importância que Deus ao longo da sua vida. «Nunca tive dúvida da existência de Deus na minha vida. A minha relação com Deus vem antes de tudo. Antes, até, da minha consciência de que era fadista ou de que era irmã dos meus irmãos».

A curiosidade de Cristina Ferreira foi crescendo à medida que a artista ia falando sobre religião. «Sentes como? É no corpo» É na alma?». «Nem sempre é a mesma coisa. E houve uma vez uma freira, uma grande amiga, que é a Maria Vaz Pinto, que me disse: ‘Carminho, Deus manifesta-se das formas mais incríveis e diferentemente a cada pessoa. Por isso é que não há uma forma única ou própria de rezar. Tu podes rezar com o teu próprio corpo, com o teu canto’.»

Questionada por Cristina Ferreira, se sentia que, naquela altura, poderia ter feito vida num convento, a fadista esclarece:

«Achei que sim. Era muito novinha. Aquilo fascinava-me e sentia-me bem… aquilo era um lugar onde me sentia realmente bem. Já fui a Fátima a pé, montes de vezes (…) Vou em comunhão. A forma como me expresso é: ‘Olha, vou dedicar-te esta semana. A Ti. A Ti e à nossa relação. E à forma como me dedico a fazer esta revisão, uma revisão de como me tenho dedicado aos outros. Fazer uma revisão da vida’.»

Carminho foi casada com Diogo Clemente

Recorde-se que Carminho esteve casada durante dois anos com Diogo Clemente, atual companheiro da cantora Carolina Deslandes, após cinco de namoro. Carminho e Diogo Clemente assinaram o divórcio no dia 6 de agosto na Conservatória do Registo Civil.

Leia também:
Música de Carminho brilha em novela da Globo

 

Texto: Redação WIN – Conteúdos digitais| Fotos: Redes Sociais

PUB
Top