Carolina Deslandes assinala aniversário do filho: «Tu nunca serás normal, graças a Deus»

Santiago, o filho mais velho de Carolina Deslandes, celebrou quatro anos. A cantora revelou um episódio em que recebeu um comentário ofensivo sobre o filho, que tem autismo.

24 Jun 2020 | 10:50
-A +A

Em setembro de 2019, Carolina Deslandes revelou que o filho mais velho sofre de uma perturbação do espectro do autismo. Santiago completou esta terça-feira, 23 de junho, 4 anos e a cantora revelou um episódio que a deixou magoada.

«No início deste ano o Santiago teve uma crise no shopping, e eu vi-me aflita para conseguir acalmá-lo. Enquanto o tentava acalmar, tinha uma multidão a observar-me e a assistir ao espetáculo. Uma senhora aproximou-se de mim e disse-me esta frase : ‘Se Deus quiser ele um dia ainda há-de ficar normal’. Senti que lhe ia bater. Fiquei com os olhos cheios de lágrimas e tive vontade de fazer uma caixinha com as duas mãos e esconder o Santi lá dentro», conta.

Carolina Deslandes continua, dizendo que o filho «não é normal. É extraordinário». «Todos os dias são dias de novas conquistas. Também existem retrocessos, preocupações, dias difíceis. Mas valem todos a pena. Todos. Durante muito tempo tive medo de falar do autismo por causa disto mesmo, porque as pessoas não têm limites para a maldade e dizem coisas destas. Hoje continuo a ter medo, mas olho-o de frente e ando em direcção a ele de punhos fechados. Este é o meu filho. O meu extraordinário. Hoje faz 4 anos e há exactamente quatro dias beijou-me a cara pela primeira vez e não passa um dia sem fazê-lo repetidamente. (…) Parabéns Santi. Tu nunca serás normal,graças a Deus», escreve ainda.

Carolina Deslandes e o companheiro, Diogo Clemente, são pais de Santiago, de 4 anos, Benjamim, de 3 e Guilherme, de 18 meses.

 

«O nosso filho é a criança mais especial que conheço»

Em setembro de 2019, um dia após ter vencido um Globo de Ouro, Carolina Deslandes revelava que o filho tinha uma perturbação no espectro do autismo.

«O Santiago sofre de uma perturbação do espectro do autismo. Foi um caminho longo, de braço e de coração dado, que nos levou a pedir ajuda e a entrar dentro deste universo encantado em que ele vive», escreveu a cantora nas redes sociais.

Se «o autismo continua a ser visto como um problema» pela sociedade, como «algo que torna as pessoas diferentes e esquisitas», a cantora prefere ter um outro olhar para a patologia: «Pois eu olho para o Santiago e acho que os esquisitos somos nós»«O nosso filho é especial. Não no sentido pejorativo, não sentido mais completo e literal que existe: é a criança mais especial que conheço. É um mundo com mundos por dentro», acrescentou.

O autismo é uma perturbação do desenvolvimento que habitualmente se inicia nos primeiros três anos de vida. A maioria das crianças autistas assemelha-se às outras crianças mas exibem um comportamento diferente, realizando atividades estranhas e incompreensíveis. Saiba mais aqui

Carolina Deslandes e o companheiro, Diogo Clemente, são pais de Santiago, de 4 anos, Benjamim, de 3 e Guilherme, de 18 meses.

 

Texto: Raquel Costa | Fotos: redes sociais

 

Veja mais:
Carolina Deslandes revela que filho é autista: «O nosso filho é especial»
Tânia Ribas de Oliveira desaba em lágrimas com surpresa de Carolina Deslandes

PUB
Top