Carolina Deslandes em lágrimas com apoio após revelar que filho é autista

A cantora não conteve a emoção com a onda de apoio com que foi bafejada, nomeadamente de famosos, depois de ter revelado que o filho mais velho, Santiago, foi diagnosticado com autismo.

01 Out 2019 | 9:50
-A +A

Carolina Deslandes revelou, esta segunda-feira, dia 30 de setembro, que o filho mais velho, Santiago, de três anos, é autista. «O Santiago sofre de uma perturbação do espectro do autismo. Foi um caminho longo, de braço e de coração dado, que nos levou a pedir ajuda e a entrar dentro deste universo encantado em que ele vive», escreveu a cantora no Instagram, ao publicar uma imagem em que surge com o menino.

À publicação seguiu-se uma maré de comentários de apoio à cantora e aplausos pela partilha. Luís Borges foi um dos nomes conhecidos que lhe deixaram uma mensagem. «Somos uns sortudos por termos filhos especiais nas nossas vidas», escreveu o modelo.

O cantor Luís Marvão disse: «Muito Amor para a vossa família linda!». A apresentadora Joana Teles acrescentou: «Também é urgente existir neste mundo mais pessoas como tu». A banda Calema também mostrou o seu apoio à artista, aplaudindo-a: «Parabéns pela coragem». Já Cristiana Jesus, ex-concorrente da Casa dos Segredos, disse: «Que bonito».

A atriz Sofia Correia escreveu: «Amiga, que bom falares disto! É bom desmistificar assuntos que a maioria desconhece! Não somos todos iguais e ainda bem. A diferença tem de ser respeitada! O Santiago tem uma sorte incrível!»

A fadista Raquel Tavares declarou-se à família: «Amo-vos». A atriz Marta Fernandes emocionou-se. «Fizeste-me chorar… Porque somos todos tão especiais nos nossos andares… Somos todos tão estranhos nos nossos sentires… Porque somos todos tão disléxicos nos nossos dizeres… E porque somos tão tontos se acharmos que somos capazes de passar por isto tudo sozinhos. Que o amor nos ajude. Toma um beijo grande», comentou.

«Gosto de ti» foi a mensagem da cantora April Ivy. Por fim, a animadora de rádio Laura Ferreira escreveu: «O Santiago é especial também porque vos escolheu e vocês são capazes de olhar para ele e ver o quão especial ele é!»

Ao ver todas as mensagens, Carolina Deslandes acabou por se emocionar e mostrou-se aos fãs com lágrimas nos olhos.

 

Leia, na íntegra, a mensagem com que Carolina Deslandes fez o anúncio:

 

«Ontem, quando subi ao palco [dos Globos de Ouro], não disse nada do que queria dizer. Acho que há momentos da vida em que nos faltam as palavras e é essa a beleza disto tudo. Ainda assim, ficou um vazio. Há um ano e meio que digo para mim que, se algum dia estiver numa posição de ser ouvida por muita gente e poder fazer a diferença, vou falar sobre este assunto. Nunca o fiz, nunca o fizemos. A semana passada, quando gozavam e ridicularizavam a Greta pela sua maneira ‘estranha’ de falar, pensei em pronunciar-me e mais uma vez não o fiz.

Hoje acordei e pensei que não quero falhar ao meu filho e, acima de tudo, não quero falhar às tantas crianças ‘estranhas’ que são catalogadas e postas de lado numa sociedade que se debruça pouco ou nada sobre aquilo que não conhece.

O Santiago sofre de uma perturbação do espectro do autismo. Foi um caminho longo, de braço e de coração dado, que nos levou a pedir ajuda e a entrar dentro deste universo encantado em que ele vive.

O autismo continua a ser visto como um problema. Algo que torna as pessoas diferentes e esquisitas. Pois eu olho para o Santiago e acho que os esquisitos somos nós.

Com o nosso filho entendi que as palavras são o meio mais fácil de comunicar, mas não o mais bonito. Ainda sem falar, o Santiago já me disse os mais bonitos poemas, já me mostrou cores no mundo que eu não sabia que existiam, já me disse que me amava ao roçar o seu nariz no meu e ao encostar a cabeça no meu peito. Vê-lo superar-se a cada dia, vê-lo partilhar e crescer é um privilégio. E eu hei de estar sempre lá na primeira fila, a aprender tudo o que ele quer ensinar.

O nosso filho é especial. Não no sentido pejorativo, não sentido mais completo e literal que existe: é a criança mais especial que conheço. É um mundo com mundos por dentro.

Uma em cada nove crianças sofre de uma perturbação do espectro do autismo. É urgente criar meios de integração no nosso ensino, é urgente informar as pessoas sobre isto, é urgente a inclusão.

Sejam bondosos com os caminhos dos outros. Eles passam por ruas que nós não imaginamos.»

 

Além de Santiago, a intérprete e compositora de êxitos como A Vida Toda é mãe de Benjamim, de dois anos, e Guilherme, de nove meses. Todos eles são fruto da relação que mantém com o músico Diogo Clemente.

 

Como posso perceber que o meu filho é autista? Conheça as causas e os tratamentos no site Crescer.

 

VEJA TAMBÉM:
Carolina Deslandes mostra celulite em imagem «sem Photoshop»: «A vida real é bonita»
Carolina Deslandes mostra-se apenas de sutiã e gera controvérsia: «Puro exibicionismo!»
«Carolina Deslandes que se equilibre para cuidar dos filhos em vez de gerar polémicas»

 

Texto: Mariana de Almeida | Fotografias: Impala e reprodução redes sociais

PUB
Top