Carolina Patrocínio com medo do coronavírus: deixa de trabalhar e fecha-se em casa!

Pela primeira vez, Carolina Patrocínio deixa de trabalhar e resguarda-se em casa, para prevenir a doença do COVID-19. «A segurança fala mais alto», refere a apresentadora.

12 Mar 2020 | 9:04
-A +A

Grávida de 35 semanas, Carolina Patrocínio mostra-se com receio do vírus que está a afetar todo o mundo, o coronavírus. Depois da Organização Mundial de Saúde ter declarado a doença como pandemia, o rosto da SIC optou por seguir os conselhos da Direção-Geral de Saúde e evitar o contacto social, ficando no conforto do lar, juntamente com a família.

A apresentadora do Fama Show partilhou uma fotografia no Instagram em que deu as novidades aos seguidores. «E com esta última gravação despeço-me do Fama. A segurança fala mais alto. Pela primeira vez em 16 anos de SIC, afasto-me da rotina diária, do trabalho em campo, dos eventos públicos», começa por dizer.

«Não é altura de socializar, viajar ou desrespeitar os alertas»

«Pela primeira vez em quatro gravidezes, vou viver as últimas semanas junto da minha família e em ambiente mais resguardado. Não é altura de socializar, viajar ou desrespeitar os alertas. Há muito a perder. Sejam responsáveis e proactivos no travão desta pandemia», refere.

Para além de Carolina Patrocínio, Sofia Fernandes, repórter da SIC que também está grávida, anunciou nas redes sociais o afastamento do trabalho, justamente pelos mesmos motivos. «Faltam duas semanas, o plano era trabalhar até ao fim mas o risco da sitação atual aconselha o maior resguardo possível», afirma. A jornalista informa que teve o total apoio do canal, acrescentando que as chefias «têm demonstrado uma genuína preocupação e cuidado com os funcionários em geral». «Vou ficar em casa pela melhor causa do mundo», pode ler-se. Sofia Fernandes confessa que o nome escolhido para a filha Esperança não poderia fazer mais sentido, mediante toda esta situação.

 Estes são os conselhos da Direção-Geral de Saúde que todos devem seguir

 

A prevenção é a melhor medida que podemos tomar para evitar o contágio por coronavírus. A Direção-Geral de Saúde (DGS) aconselha os portugueses a lavar as mãos constantemente.  Durante pelo menos 20 segundos e com água e sabão. Ou, então, usar uma solução desinfectante com álcool. Deve lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após o contacto direto com pessoas doentes.

Para evitar o contágio, numa altura em que já estão confirmados 61 casos de covid-19 em Portugal, a DGS aconselha ainda:

  • Usar lenços de papel (de utilização única) para se assoar;
  • Deitar os lenços usados num caixote do lixo e lavar as mãos de seguida;
  • Tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos;
  • Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias;
  • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória.

Saiba quais são os sintomas aqui. 

Texto: Inês Borges/ Fotos: DR
Veja também:
Colega de Ronaldo infetado por coronavírus. Jogador português recusa voltar a Itália
Imagens exclusivas! Pandemia de coronavírus deixa prateleiras de supermercados vazias
PUB