Carreira de Lourenço em “Para Sempre” em risco: “Sou um falhado”

Em liberdade condicional, após ter sido acusado de tráfico de medicamentos, o filho de Antónia regressa a casa e, de rastos, revela à família que está em risco de perder a licença de médico.

11 Dez 2021 | 13:10
-A +A

Brevemente em “Para Sempre”, na casa dos Novais, Natália (Carmen Santos) e Joana (Sílvia Chiola) estão sentadas, em silêncio e muito nervosas. Tocam à campainha e Natália diz: “Deve ser ele!” Clara (Inês Castel Branco) entra com Lourenço (Pedro Sousa). “Filhinho, chegaste! Graças a Deus! Estás tão abatido… Aqueles malvados trataram-te mal, não foi? ” questiona a matriarca da família, abraçando o neto com muita força. Lourenço mente e alega: “Nada disso, avó. A prisão é melhor que um hotel de luxo, dá-nos muito tempo para pensar.” De seguida, pergunta por Antónia (Marina Mota) e a irmã diz-lhe que ela saiu de manhã cedo. Lourenço sorumbático vai para o quarto. Clara explica que ele descobriu coisa terrível, mas terá de ser ele a contar.

Pouco depois, Lourenço diz a avó que sentiu a falta dela, agora tem de esquecer e seguir com a vida em frente. Natália emotiva garante: “Tinha tantas saudades tuas. Nunca te vou abandonar, ao contrário da tua mãe, que nunca fez outra coisa…Lembra-te sempre que não tens uma mãe de jeito, mas a tua avó é de mão cheia!” Joana questiona o irmão por estar tão abatido e ele revela: “A Ordem dos Médicos entrou com um pedido para suspender a minha licença. Querem impedir-me de exercer medicina.” A irmã diz-lhe que deviam recorrer da decisão, no entanto, o médico frisa que “Não houve julgamento, mas eu não fui declarado inocente publicamente. E agora a Ordem dos Médicos quer punir-me, para dar o exemplo.?! Eu acabei de sair da prisão, que credibilidade é que eu tenho para pedir um recurso?Eles vão suspender-me a licença… Se não fizerem pior e me expulsarem da Ordem.” Joana está chocada e o irmão acrescenta: “Tu não te lembras, eras muito pequena… Mas foi o que aconteceu ao pai. E é o que me vai acontecer a mim…Eu vou deixar de ser médico e vou passar a mesma vergonha que ele passou. Eu sou um falhado! Um inútil, como a mãe gosta de dizer.” Joana ampara-o.

Texto: Neuza Silva (neuza.silva@impala.pt); Fotos: Divulgação TVI

PUB