Casados à Primeira Vista: Daniel Oliveira REVELA que «não é um reality show»

O novo programa da SIC arranca já dia 21. Mais de 3000 quiseram ser casados à primeira vista, mas só 14 tiveram sorte. Saiba como vai funcionar o formato que vai unir desconhecidos!

16 Out 2018 | 18:16
-A +A

Casados à Primeira Vista é a nova aposta da SIC para as noites de domingo. O programa tem estreia marcada para o próximo dia 21 de outubro, no horário nobre do canal. Além disso, conta ainda com uma versão diária ao longo da semana.

Depois da polémica em torno de Supernanny, a estação de Carnaxide promete um formato igualmente controverso, com Diana Chaves na apresentação. Tal como o nome indica, os concorrentes são reunidos em pares e apenas conhecem o companheiro/a no dia do próprio casamento. O casal terá uma lua de mel e, após oito semanas de convivência, decide se quer ou não manter a relação.

Veja também: TVI e SIC APOSTAM TUDO NO AMOR: Saiba como funcionam os novos programas!

Para este formato concorreram mais de 3000 pessoas mas só 14 é que tiveram a sorte de ficar seleccionadas e de encontrar o amor dentro do programa.

Daniel Oliveira, diretor-geral de entretenimento da SIC, revela que a seleção dos concorrente passou por várias fases.

«Num primeiro momento, os participantes responderam a um questionário de 78 itens. Depois desse questionário, tiveram uma entrevista presencial sem câmaras, com um psicólogo e com a equipa do programa em que despistámos os participantes que de facto queriam participar na experiência e que queriam ganhar ferramentas sérias com este programa dos concorrentes que estariam à procura da participação do programa só porque dá na televisão», explica.

Programa não tem prémio

Daniel Oliveira desfaz alguns mitos e garante o Casados à Primeira Vista não é um reality show.

«Há uma diferença clara entre o factual reality e o reality show. E essa diferença é óbvia porque no Casados à Primeira Vista não existem concorrentes. Estes participantes não estão a concorrer a nada, não existe jogo, não existem nomeações, não existem expulsões. Não existem essas características que nós estamos habituados a identificar no reality show», diz.

Veja também: Diana Chaves fala sobre o CASAMENTO com César Peixoto!

Este formato é uma adaptação de Married at Firt Sight e conta com participantes das mais variadas faixas etárias: «uns acima dos 50 anos, outros na casa dos 30», confessa.

Quanto a desistências, Daniel Oliveira não adianta qualquer pormenor, mas admite que os portugueses vão ficar apaixonados e a torcer por um final feliz destes sete casais.

Quem são os especialistas?

Eduardo Torgal – Eneacoaching

Através do teste eneagrama chegará ao perfil de personalidade de cada concorrente e irá traçar o love map, mapa que indicará as pistas sobre o parceiro ideal de cada um e sobre o comportamento de cada participante em fases de stress.

Fernando Mesquita – Psicólogo /Sexólogo

É psicólogo clínico, mestre em sexologia clínica, terapeuta cognitivo e comportamental. Para a gestão das relações do programa, Fernando atuará com a sua especialidade de terapia cognitiva comportamental, e no avançar das relações será o sexólogo de serviço, por forma a conduzir os casais a uma vida íntima feliz.

Cris Carvalho – Coach (professora)

É master coach internacional. Atuará junto dos candidatos, fazendo testes para apurar os valores mais importantes para cada um e fará uma leitura atenta de toda a linguagem dos concorrentes. Irá perceber as verdadeiras motivações de cada candidato através de uma avaliação neuro-linguística.

Alexandre Machado – Neuropsicólogo

É neuropsicólogo clínico, especialista na área da avaliação e diagnóstico. Alexandre participará na primeira fase da experiência, o matching, onde utilizará técnicas e instrumentos de avaliação para obter uma caracterização dos perfis psicológicos e comportamentais e de personalidade dos participantes.

Fotos: Helena Morais e Redes Sociais

PUB