Prima de Harry e William casa-se esta sexta-feira em festa DE MILHÕES DE EUROS!

A princesa Eugenie casa-se esta sexta-feira, 12 de outubro, com Jack Brooksbank. Saiba quanto vai custar o casamento.

11 Out 2018 | 20:50
-A +A

O ano festivo da casa real britânica termina em grande com o casamento da princesa Eugenie. A neta da rainha Isabel II, de 28 anos, dá o nó com Jack Brooksbank, 31 anos, numa cerimónia que terá início às 11 da manhã desta sexta-feira, 12 de outubro e que decorrerá no mesmo local onde Harry e Meghan disseram o ‘sim’: o castelo de Windsor.

Recorde: O casamento de Harry e Meghan

 

No entanto, nem tudo são rosas. Isto porque os custos de segurança (pagos com dinheiro dos contribuintes) que são necessários para este casamento estão a gerar revolta pública. De acordo com o jornal britânico Express, a segurança do casamento custará aos cofres do Estado 2,28 milhões de euros.

Não há valores oficiais, apenas estimativas mas a mesma publicação escreve que o custo total do casamento deverá rondar os 3,2 milhões de euros. Um valor astronómico mas, ainda assim, a anos-luz dos 36,5 milhões de euros que foram gastos no casamento do príncipe Harry com Meghan Markle, em maio.

Mas vamos por partes e por valores (que são, claro, meras estimativas). Se a maior fatia do orçamento do casamento de Eugenie e Jack irá para segurança, outros valores igualmente altos serão repartidos por:

  • cerimónia na capela de São Jorge, no Castelo de Windsor: 96,9 mil euros
  • catering para 850 convidados e comida para 1200 populares que vão assistir ao casamento em Windsor: 173 mil euros
  • bebidas alcoólicas: 96,3 mil euros
  • flores: 114 mil euros

Tudo sobre o grande dia

Só na manhã de sexta-feira é que se saberá quem é o criador do vestido de Eugenie. No entanto, o Express estima que o vestido da filha do príncipe André e Sarah Ferguson poderá custar cerca de 228 mil euros.

A estilista britânica Stella McCartney lidera as bolsas de apostas como potencial criadora do vestido da noiva… embora o facto de ter desenhado o vestido que Meghan Markle usou na festa de casamento possa ser um factor contra. A marca Erdem, uma das favoritas de Kate Middleton, também é uma das favoritas.

View this post on Instagram

Think Jack said something funny!

A post shared by Princess Eugenie (@princesseugenie) on

Um dos momentos mais emocionantes da cerimónia será a atuação do italiano Andrea Bocelli, acompanhado pela Royal Philarmonic Orchestra, da qual o pai da noiva é patrono. Depois da cerimónia religiosa, oficiada pelo diácono de Windsor, Eugenie e Jack irão surgir em público como recém-casados, fazendo a tradicional parada numa carruagem.

Vai poder assistir em direto ao casamento através do Youtube

Tom, irmão do noivo, será o padrinho e Beatrice, irmã da noiva, dama de honor. Funções que se assemelham aos padrinhos, na tradição católica e às testemunhas de uma união civil.

O bolo de noiva será criado por Sophie Cabot e incluirá massa de red velvet e chocolate. Terá cores outonais e será coberto com decorações feitas em açúcar e hera.

Noivos são primos afastados

Apesar de ser plebeu, Jack tem ligações distantes à família real britânica e, em termos estritamente genealógicos, é primeiro afastado da futura mulher. Sarah Ferguson, mãe de Eugenie, é tetraneta de Lady Julia Coke, filha do trisavô de Jack, Thomas Coke.

Jack é o embaixador britânico da marca de tequilha Casamigos, do ator norte-americano George Clooney e de Rande Gerber, marido de Cindy Crawford. Namora com a princesa Eugenie há sete anos mas a relação tem sido mantida longe dos olhares públicos.

 

Fotos: Reuters e Arquivo Impala

PUB
Top