Caso Maddie: Hamburgueria usa imagem da menina para publicidade e gera polémica

Uma hamburgueria inglesa usou uma imagem de Maddie e da mãe, Kate McCann, numa publicidade alusiva ao Dia da Mãe. Caso tornou-se viral nas redes sociais.

23 Abr 2022 | 8:10
-A +A

O caso Maddie continua a dar que falar. Desta vez, a polémica instalou-se em torno de uma hamburgueria britânica, que partilhou um anúncio nas redes sociais em que usa a imagem da menina desaparecida e da mãe, Kate McCann, para promover os seus produtos. A publicação, feita pela The Otley Burger Company, que entretanto foi apagada, tornou-se viral e o estabelecimento está a ser alvo de duras críticas.

Na página oficial de Facebook da hamburgueria, o restaurante publicitou “hambúrgueres para o jantar” no Dia da Mãe, que no Reino Unido se celebra em março. Na imagem da publicidade, Kate McCann surge sentada à mesa, com uma fotografia da filha Maddie, que desapareceu na Praia da Luz, no Algarve, em 2007. “Com hambúrgueres tão bons, vai deixar os miúdos em casa. Qual é o pior que pode acontecer”, lê-se ainda na imagem divulgada, tal como refere a BBC.

Nas redes sociais, as críticas não tardaram a chegar. “Pessoas doentes”, “Uma vergonha. Desrespeitar a dor dos pais de crianças desaparecidas”, “As autoridades deviam fazer alguma coisa”, lia-se nos comentário da publicação, que acabou por ser apagada pela equipa do Facebook, por violar as políticas de utilização daquela rede social.

“Consideramos que qualquer referência a uma criança desaparecida seria angustiante e que, no contexto de um anúncio que promovia uma empresa de hambúrgueres, o sofrimento causado era injustificado”, comunicou a  Advertising Standards Authority (ASA), sobre o caso que envolve Maddie McCann.

Texto: Mafalda Mourão; Foto: D.R.

PUB