Caso Rui Pedro: Marta Cardoso pede desculpa a Maria Botelho Moniz em direto

Marta Cardoso tinha recusado comentar a saída de Rui Pedro do “Big Brother” e, 24 horas depois, pediu desculpa a Maria Botelho Moniz no “Extra” do reality show da TVI.

13 Nov 2020 | 18:50
-A +A

Marta Cardoso surpreendeu Maria Botelho Moniz com um pedido de desculpas no “Extra” desta quinta-feira do “Big Brother – A Revolução”. Vinte e quatro horas antes, a comentadora tinha recusado pronunciar-se sobre a desistência de Rui Pedro do reality show da TVI. Contudo, na noite passada, retratou-se e justificou o seu comportamento.

“Antes de mais, gostaria de pedir desculpa a ti, Maria”, disse Marta Cardoso, quando a palavra lhe foi dada no momento em que a saída Rui Pedro era, novamente, o assunto em discussão entre os comentadores. “A mim?”, questionou, surpreendida, a apresentadora. “Sim, porque ontem não comentei esta situação. Deixei-te aqui numa situação um bocadinho chata”, reconheceu.

A ex-concorrente da primeira edição do “Big Brother” justificou a sua postura dizendo que “estava a quente”, ou não tivesse a desistência de Rui Pedro “acabado de acontecer”, em direto, naquele mesmo programa dedicado ao pai de todos os reality shows.

Maria Botelho Moniz compreendeu a recusa de Marta Cardoso: “Tu gostas de comentar quando tens [a visão a] 360 [graus] e, se calhar, faltavam-te umas peças. Eu percebo isso.” A comentadora continuou: “Faltavam-me imagens. Faltava-me perceber melhor o que aconteceu para não cair no erro de estar a dizer alguma coisa que, depois, tivesse de desdizer.” “Tranquilo”, rematou a apresentadora.

 

Marta Cardoso: “Rui Pedro foi abusivo com colegas”

 

Pedido de desculpas feito e aceite, Marta Cardoso comentou, finalmente, a desistência de Rui Pedro do “Big Brother – A Revolução”. O empresário de Oliveira do Hospital tomou a decisão depois de ter sido nomeado diretamente pela produção do reality show da TVI.

Na origem desta punição, justificou o soberano, estão comportamentos inapropriados por parte de Rui Pedro com outros colegas, nomeadamente Joana, com quem protagonizou intensas discussões nas últimas semanas. O agora ex-concorrente não aceitou a decisão e quis deixar a competição naquele mesmo dia.

“Não é uma ação pontual que põe o Rui cá fora. Estamos a falar de todo um percurso. E o percurso do Rui foi, desde logo no início, um percurso de medir forças, não só com os concorrentes mas também com o próprio ‘Big Brother’. Muitas foram as vezes em que ele ameaçou que ia sair se não acontecesse isto ou se não acontecesse aquilo”, comentou Marta Cardoso.

Sobre os comportamentos inapropriados de que Rui Pedro foi acusado de ter tido com outros colegas, a comentadora recusou categorizá-los: “Não vou dar um nome ao comportamento dele, porque não tenho formação nem sou técnica na área para dar um nome técnico àquilo que foi o comportamento do Rui. Vou apenas dizer que foi inapropriado e, na minha opinião, que vale o que vale, abusivo com alguns colegas. Aconteceu repetidamente e isto também é uma forma de medir forças com o próprio jogo.”

 

Marta Cardoso tece novas críticas ao “árbitro do jogo”

 

Marta Cardoso prosseguiu falando da interferência (ou falta dela) da produção do “Big Brother” nos tais comportamentos inapropriados. “Tentando pôr-me na pele do concorrente, seja o Rui ou seja quem for, eu vou medindo forças até ver onde posso ir. A verdade é que, na minha opinião, deixou-se o Rui ir um bocadinho longe demais“, atirou.

Depois, invocou “o árbitro do jogo”. “Ele tem de ser trazido para aqui, porque, quando comentamos, temos de comentar todos os influenciadores do jogo. E o árbitro faz parte. Ele teve aqui, deduzo eu, uma boa vontade no sentido de dar o benefício da dúvida ao concorrente. Foi lançando pequenos avisos, mas rapidamente se percebeu que não eram suficientes”, considerou.

Marta Cardosou recordou depois as duas últimas galas, nas quais Rui Pedro e os restantes concorrentes foram confrontados com imagens em que o empresário se excede com alguns dos colegas. Porém, em momento algum o agora ex-participante do reality show foi punido.

“Conclusão e moral da história: chega a quarta-feira, três dias depois de domingo, e o Rui é sancionado pelo comportamento continuado, mas é sancionado também – e aqui é que eu acho que há um bocadinho alguma falha do árbitro, que é uma pessoa e que falha como toda a gente – por estar a utilizar uma estratégia de jogo“, criticou a comentadora do “Big Brother”.

“Eu, que estava sentada a ver as imagens, pensei: ‘Mas ele está a ser sancionado por um comportamento abusivo que tem há não sei quanto tempo e que já devia ter sido travado ou está a ser sancionado por estar a usar uma estratégia que, tanto quanto eu saiba, não é proibida em lado algum?’. Fiquei sem perceber e o Rui também”, censurou.

 

Marta Cardoso acusou Teresa Guilherme de ser parcial

 

Já no início de novembro, Marta Cardoso meteu o dedo na ferida ao afirmar que Teresa Guilherme trata alguns concorrentes de forma diferente. “Tem acontecido em várias galas, em vários diretos, de forma injusta, na minha opinião, porque eu entendo que a parcialidade pode ser admitida nestes sofás [do ‘Extra’]. As pessoas que aqui estão [comentadores] são convidadas para dar a sua opinião e a opinião raramente é uma coisa imparcial. Numa gala, a falta de imparcialidade é uma coisa que me custa muito“, atirou.

“Se isto servir, mesmo que eu perca o emprego, para melhorar nem que seja um bocadinho a forma como as coisas estão a ser feitas, os concorrentes serem tratados de forma justa… Com toda a minha gratidão e respeito pela TVI e pelas entidades que fazem este programa, o público merece-me igual respeito e, acima de tudo, os concorrentes merecem respeito. A única pessoa que eles ouvem naquela casa é a Teresa, é a única informação que têm, têm de ser tratados de forma igual. Têm de ser tratados de forma imparcial e de forma justa”, acrescentou ainda.

 

LEIA AINDA:
A primeira entrevista a Rui Pedro: “A Joana foi inteligente e eu fui burro. Assumo”

 

Texto: Dúlio Silva com Ana Filipe Silveira; Fotografias: Arquivo Impala e reprodução TVI

PUB
Top