«Em breve vamos explicar tudo o que se passou». A mensagem, publicada num vídeo no novo canal da Team Strada, é breve e surge pouco mais de 24 horas depois do caso ter chegado à comunicação social. Hugo Strada, 36 anos, agente de influenciadores digitais está no epicentro da polémica.
O empresário, cujo nome verdadeiro é Hugo Valério Ferreira, beijou, na passada quinta-feira, 26 de julho, em direto na SIC Radical um dos seus agenciados, um jovem de 17 anos cujo nome artístico é Dumbástico. Depois deste episódio, começaram a circular nas redes sociais vídeos, fotos e várias acusações de comportamentos impróprios de Hugo Strada.
Após a Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens (CNPDPCJ) ter recebido várias queixas, o Ministério Público decidiu abrir uma investigação e, ao Observador, a Procuradoria-Geral confirmou a abertura de um inquérito.
Esta sexta-feira, 27 de julho, o Youtube decidiu encerrar o canal da Team Strada por violação das regras da comunidade. No entanto, horas depois, foi criado um novo canal, já promovido pelos membros da agência liderada por Hugo Strada.
? #TeamStrada pic.twitter.com/6tVE63gSXR
— Team Strada (@TeamStradapt) July 27, 2019
No canal, foram divulgados dois vídeos apenas com texto, onde são prometidas explicações quando for atingida a meta dos 100 mil seguidores. E também no Twitter, através da conta oficial, é garantido que a plataforma irá continuar a produzir vídeos e que não tardarão as explicações.
A Team Strada vem oficialmente anunciar que vai continuar a produzir conteúdo e em breve será lançado um vídeo com algumas explicações necessárias! #TeamStrada
— Team Strada (@TeamStradapt) July 26, 2019
A TV 7 Dias entrou em contacto com a Team Strada através dos contactos disponíveis nas redes sociais. As chamadas foram atendidas mas foi indicado que o mesmo número não pertencia à empresa.
Youtubers explicam caso
O caso Team Strada apanhou desprevenidos pais, adultos e todos os que, de uma forma ou de outra, não estão imersos no cada vez mais complexo mundo dos influencers e das redes sociais. No entanto, os adolescentes e jovens que estão em contacto com esta realidade têm produzido vários conteúdos, mais ou menos humorísticos, a tentar explicar esta polémica.
É o caso do humorística Guilherme Geirinhas que, em menos de um minuto, não só esmiúça esta polémica como alerta para o facto de Hugo Strada ter tido exposição mediática em canais de televisão e parcerias com marcas sem que o seu comportamento tenha sido escrutinado.
Também o youtuber Tiago Sampaio partilhou a história da sua breve particpação na Team Strada, revelando no vídeo abaixo que foi insultado por Hugo Strada e expulso de um evento da marca.
A atriz Daniela Melchior também partilhou nas redes sociais um vídeo onde apela aos «pais de Portugal» para afastarem os filhos de Hugo Strada.
Como assim? Pais de Portugal: afastem este homem dos vossos filhos. https://t.co/XsZr7CknYU
— Daniela Melchior (@MelchiorDaniela) July 26, 2019
Texto: Raquel Costa | Fotos: redes sociais