Caso Team Strada: Youtube desativa canal e agente promete «falar de tudo»

A conta de Youtube da Team Strada, liderada por Hugo Strada, foi desativada mas já existe uma nova. Procuradoria-Geral já instaurou um inquérito depois de queixas de comportamentos impróprios.

27 Jul 2019 | 12:25
-A +A

«Em breve vamos explicar tudo o que se passou». A mensagem, publicada num vídeo no novo canal da Team Strada, é breve e surge pouco mais de 24 horas depois do caso ter chegado à comunicação social. Hugo Strada, 36 anos, agente de influenciadores digitais está no epicentro da polémica.

O empresário, cujo nome verdadeiro é Hugo Valério Ferreira, beijou, na passada quinta-feira, 26 de julho, em direto na SIC Radical um dos seus agenciados, um jovem de 17 anos cujo nome artístico é Dumbástico. Depois deste episódio, começaram a circular nas redes sociais vídeos, fotos e várias acusações de comportamentos impróprios de Hugo Strada.

Após a Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens (CNPDPCJ) ter recebido várias queixas, o Ministério Público decidiu abrir uma investigação e, ao Observador, a Procuradoria-Geral confirmou a abertura de um inquérito.

Esta sexta-feira, 27 de julho, o Youtube decidiu encerrar o canal da Team Strada por violação das regras da comunidade. No entanto, horas depois, foi criado um novo canal, já promovido pelos membros da agência liderada por Hugo Strada.

No canal, foram divulgados dois vídeos apenas com texto, onde são prometidas explicações quando for atingida a meta dos 100 mil seguidores. E também no Twitter, através da conta oficial, é garantido que a plataforma irá continuar a produzir vídeos e que não tardarão as explicações.

 

A TV 7 Dias entrou em contacto com a Team Strada através dos contactos disponíveis nas redes sociais. As chamadas foram atendidas mas foi indicado que o mesmo número não pertencia à empresa.

 

Youtubers explicam caso

O caso Team Strada apanhou desprevenidos pais, adultos e todos os que, de uma forma ou de outra, não estão imersos no cada vez mais complexo mundo dos influencers e das redes sociais. No entanto, os adolescentes e jovens que estão em contacto com esta realidade têm produzido vários conteúdos, mais ou menos humorísticos, a tentar explicar esta polémica.

 

View this post on Instagram

 

Team Strada [em 59 segundos]

A post shared by Guilherme Geirinhas (@guilherming) on

É o caso do humorística Guilherme Geirinhas que, em menos de um minuto, não só esmiúça esta polémica como alerta para o facto de Hugo Strada ter tido exposição mediática em canais de televisão e parcerias com marcas sem que o seu comportamento tenha sido escrutinado.

Também o youtuber Tiago Sampaio partilhou a história da sua breve particpação na Team Strada, revelando no vídeo abaixo que foi insultado por Hugo Strada e expulso de um evento da marca.

A atriz Daniela Melchior também partilhou nas redes sociais um vídeo onde apela aos «pais de Portugal» para afastarem os filhos de Hugo Strada.

 

Texto: Raquel Costa | Fotos: redes sociais

 

Veja mais:
Quem é Hugo Strada?

PUB
Top