Castelo de Vide na ‘lista negra’ da RTP por causa do programa Aqui Portugal

No fim de semana da Páscoa, o programa da RTP foi feito a partir de Castelo de Vide, mas a equipa queixou-se de falta de condições no alojamento.

20 Mai 2022 | 19:30
-A +A

A RTP não voltará a fazer parcerias com Castelo de Vide. Esta decisão foi tomada pelo Conselho de Administração do canal público, depois de um programa “Aqui Portugal”, apresentado por Joana Teles, Hélder Reis e Catarina Camacho, feito na cidade.

Tudo aconteceu após a equipa do formato se ter deslocado a Castelo de Vide no fim-de-semana da Páscoa e se ter queixado de falta de condições no alojamento. De acordo com um comunicado citado pelo Correio da Manhã, a Comissão de Trabalhadores da RTP refere que “os trabalhadores foram enviados para um alojamento na Casa Diocesana que não era o inscrito na folha de serviço e que ficava muito aquém de padrões de qualidade e higiene aceitáveis”. A Comissão de Trabalhadores aponta o dedo à autarquia, “que não cumpriu os compromissos que tinha com a RTP, devendo, portanto, ser riscada na lista de futuras parcerias possíveis para estes programas”.

Contactado pelo jornal, António Pita, presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide garante que não recebeu nenhuma queixa por parte da equipa do “Aqui Portugal”, mas refere que os pedidos da RTP foram “confusos”, pois, numa primeira fase, foram pedidos 20 quartos e, mais tarde, 50, sendo que as confirmações foram feitas apenas três dias antes. “Com enorme esforço, foi possível distribuir a equipa da RTP por várias unidades hoteleiras do concelho”, afirmou, acrescentando que “a Casa Diocesana Mem Soares´não é um hotel, mas é um espaço sóbrio e modesto, e limpo”.

“A relação formal da RTP com a autarquia de Castelo de Vide tem sido, ao longo dos anos, excelente, com várias parcerias e projetos que só foram possíveis realizar com sucesso graças às boas relações historicamente existentes”, disse ainda o autarca.

Texto: Patrícia Correia Branco; Fotos: Reprodução RTP

PUB