Catarina Furtado revela DOENÇA DA MÃE!

A apresentadora da RTP revelou esta quarta-feira no Programa da Cristina que a mãe, Helena Furtado, sofre de uma doença que afecta cerca de 300 mil portugueses.

08 Mai 2019 | 15:50
-A +A

«A minha mãe não está muito bem. Tem uma terrível doença que se chama fibromialgia», revelou esta quarta-feira, 8 de maio, Catarina Furtado. A apresentadora da RTP1 esteve no programa de Cristina Ferreira a apresentar o seu novo livro, Adolescer é Fácil #sóquenão e, depois de os pais surgirem em vídeo, confessou o momento difícil pelo qual a mãe está a passar.

Foi Cristina Ferreira quem questionou Catarina sobre a fase menos boa pela qual Helena Furtado está a passar e, sem revelar grandes pormenores, visivelmente emocionada, o rosto da estação pública de televisão acabou por revelar a doença contra a qual a mãe luta.

O que é a fibromialgia?

 

A fibromialgia é uma doença degenerativa que afecta cerca de 300 mil portugueses. Os médicos descrevem esta doença, sobre a qual pouco se sabe, como uma «amplificação central da dor». A fibromialgia, que afeta maioritariamente o sexo feminino, é de difícil diagnóstico.

Saiba mais sobre esta doença no site Crescer

 

Segundo a definição da Sociedade Portuguesa de Reumatologia, «a fibromialgia é uma doença que se caracteriza por dor músculo-esquelética generalizada, difusa, muitas vezes migratória e por um aumento da sensibilidade a uma variedade de estímulos que podem causar dor e desconforto, como o esforço, stress ou os ruídos. Pode ter períodos de acalmia ou exacerbação, sendo que a dor e desconforto podem ser flutuantes. Acompanha-se frequentemente de fadiga, alteração do sono, problemas de memória e concentração».

Em Portugal, a ex-apresentadora da RTP Maria Elisa foi das primeiras figuras públicas a assumir ter esta doença. Sónia Tavares, vocalista dos The Gift, também tem fibromialgia. Lady Gaga revelou recentemente que também tem este problema de saúde.

 

Veja mais:
Catarina Furtado chora morte dos cães
Catarina Furtado vai ter programa para a pequenada

 

Texto: Raquel Costa | Fotos: Arquivo Impala

PUB
Top