Cheiro de cravo e cor de canela de REGRESSO à SIC com a novela «Gabriela»

A nova grelha da SIC continua a apostar na ficção brasileira e recupera mítica novela que ficou na memória de todos os portugueses e brasileiros.

11 Set 2018 | 17:29
-A +A

«No mapa mais de sete mil quilómetros de oceano separam Brasil de Portugal mas na SIC a distância dos dois países é quase inexistente. Há mais de duas décadas que a SIC tem uma parceria exclusiva e um casamento feliz, de onde já nasceram grandes projetos e trocas de atores», começou por referir Sofia Cerveira durante a apresentação da nova temporada da SIC.

«Como as boas relações são para manter, está de regresso uma grande novela brasileira que várias publicações nacionais classificam como ‘imperdível’. A relação entre a SIC e a Globo é mais do que uma simples parceria estratégica. É uma relação emocional que resiste com o passar do tempo», acrescentou.

A novela que ditou o sucesso de audiências em todo mundo vai ser transmitida já neste mês de outubro, ainda não existindo confirmação oficial do horário.

«Marcou a minha trajectória»

 

Juliana Paes, protagonista da novela, mostrou-se «muito feliz» pelo regresso aos pequenos ecrãs portugueses. «A novela vai ser representada no aniversário dos 60 anos do livro de Jorge Amado», referiu num vídeo emitido na apresentação da nova temporada da SIC, esta segunda-feira, dia 10 de setembro. Uma obra, que deu origem à novela, e que tem «tanto a dizer aos portugueses e aos brasileiros.» 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

??

Uma publicação partilhada por Juliana Paes. Actress. Brazil (@julianapaes) a

Juliana deu vida a Gabriela, personagem central de todo o enredo. A atriz brasileira referiu: «Marcou a minha trajectória».

Veja também: Juliana Paes assume manipulação nas redes sociais

 

Gabriela, Cravo e Canela

 

Produzida em 2012 pela Rede Globo, a novela «Gabriela» foi transmitida entre 18 de junho e 26 de outubro de 2012, num total de 77 episódios.

Escrita por Walcyr Carrasco, a novela foi inspirada no romance homónimo «Gabriela, Cravo e Canela», do escritor brasileiro Jorge Amado, publicado em 1958.

Para além da protagonista Juliana Paes, conta com nomes de referência no panorama brasileiro como Humberto Martins, Mateus Solano, Leona Cavalli, Vanessa Giácomo, Laura Cardoso, Fabiana Karla, Marcelo Serrado, José Wilker, Maitê Proença, Marco Pigossi, Giovanna Lancellotti, Rodrigo Andrade, Luiza Valdetaro Ivete Sangalo ou Antônio Fagundes.

 

Primeira produção foi em 1975

 

Em 1975 saiu o episódio original da primeira «Gabriela» produzida e emitida pela Globo. A novela tinha Sônia Braga como sensual protagonista, tendo sido escrita por Walter George Durst.

Chegou a Portugal no dia 16 de maio de 1977, data que ficou para a história: «Gabriela» foi a primeira telenovela exibida no nosso País pela RTP 1 e tornou-se logo num enorme sucesso nacional.

 

Apaixonante história de amor

 

Se ainda não conhece ou gostaria de rever a história de amor que apaixonou milhões de pessoas por todo o mundo, tem agora essa oportunidade. A trama de amor passa-se no começo do século XX, no interior da Bahia.

Nessa época, «moça boa era moça de família, com destino certo traçado pelo pai». A irreverente Gabriela não se enquadra nessa premissa. Alheia aos costumes da época, a personagem provoca e põe à prova tudo quanto é sentimento humano e questionamento moral: o desejo, o amor, o preconceito, a traição, o ódio, o rancor, o perdão.

Saiba mais sobre esta novela aqui.

 

Fotografias: Gshow e Redes Sociais

PUB
Top