Cláudio Mendes, de 38 anos, respira de alívio depois de um regresso programado à mesa de operações. A notícia foi dada pelo próprio, nas redes sociais, com uma fotografia captada numa cama do Hospital Dr. Nélio Mendonça, na Madeira. Como legenda, disse-se «preparado para a cirurgia» que dá início a «mais uma etapa» do processo de recuperação do transplante renal a que foi submetido, no final de outubro passado.
Contactado pela TV 7 Dias, o ex-concorrente de Casados à Primeira Vista explica que a intervenção cirúrgica serviu «para remoção do cateter da diálise e correção de uma hérnia umbilical». «Estava prevista. Podia ter sido feita na altura do transplante, mas optaram por não a fazer devido às complicações do transplante. E foi uma boa decisão, visto que tive necessidade de fazer diálise, mesmo depois do transplante», afirma.
Segundo o próprio, a operação «correu relativamente bem». E o que correu menos bem? «Tive umas complicações no pós-cirúrgico e tive de fazer vários exames. Tive dores abdominais e, ao fazerem raio-X e TAC, suspeitaram de ar no peritoneu e tiveram de colocar uma sonda. Depois, fiz uma endoscopia para verificar se havia alguma perfuração. Felizmente, não foi detetado. Se existiu ar, a sonda retirou», relata, aliviado.
A cirurgia, realizada na passada segunda-feira, durou aproximadamente três horas. O madeirense teve alta dois dias depois e está, desde então, em casa. Agora, só precisa de «repouso» para, por fim, «continuar com o acompanhamento hospitalar do transplante».
Esta, recorde-se, foi a segunda operação a que o participante da primeira edição do programa da SIC foi sujeito desde o transplante renal. A primeira aconteceu cinco dias depois da delicada operação e serviu para reparar uma dobra na artéria que irriga o rim, que estava a comprometer o funcionamento do órgão.
Perdeu 19 quilos em menos de quatro meses
Desde 31 de outubro, a data do transplante renal, Cláudio Mendes sofreu uma relevante perda de peso. «Até agora, já são 19» os quilos que o ex-concorrente de Casados à Primeira Vista perdeu.
«A situação das operações e o estado de preocupação sobre a evolução da saúde contribuíram muito» para tal, explica-nos, para depois acrescentar que, «em princípio», a perda excessiva de peso em tão pouco tempo deve estar associada «ao metabolismo acelerado». «Os médicos não podem fazer muito… É tentar relaxar, não stressar tanto e cumprir sempre as indicações médicas», relativiza.
VEJA TAMBÉM:
Ex «muito magoada»! Cláudio Mendes acabou relação por «instabilidade emocional»
Terapeuta de Casados arrecada medalhas em competição desportiva internacional
Eliana de Casados à Primeira Vista pedida em casamento em Itália